Música

Festival Brasil-Holanda promove troca cultural para musicistas

A programação contempla webinars, palestras e apresentações. O encerramento será realizado em 6 de dezembro com uma roda de conversa virtual

EuEstudante
postado em 25/11/2020 10:30 / atualizado em 25/11/2020 10:30
 (crédito: Julio Rionaldo/Unsplash)
(crédito: Julio Rionaldo/Unsplash)

A Santa Marcelina Cultura e o Conservatório de Amsterdã estão realizando o 1º Festival Elos Sonoros Brasil-Holanda. Estudantes da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (Emesp), do Guri Capital e Grande São Paulo e do Conservatório de Amsterdã podem participar de workshops e apresentações guiadas por professores das instituições, tudo com tradução simultânea. A programação vai até 6 de dezembro e as atividades abertas ao público são transmitidas pelo canal do YouTube da Emesp.


Em 1º de dezembro será realizado um webinar sobre educação musical. A palestra será guiada por Ben Hekkema professor de mestrado em educação musical do Conservatório de Amsterdã, e contará com a participação de Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, e Giuliana Frozoni, gestora pedagógica da instituição.


No dia seguinte, o recém-criado Departamento de Pop do Conservatório de Amsterdã será apresentado durante o Festival pelo diretor do Departamento de Jazz e Pop do Conservatório, Edo Righini, e pelo coordenador Jack Pisters. A mediação da atividade fica sob responsabilidade de Paulo Zuben e Giuliana Frozoni.


A programação contempla ainda uma roda de conversa sobre a posição e participação das mulheres no jazz e um ensaio de naipe aberto. As atividades serão conduzidas pelas professoras da Emesp Tom Jobim Paula Valente e Lis de Carvalho, que também integram a big band feminina Jazzmin’s. As docentes do Conservatório de Amsterdã Anna-Marie Nietsche e Loes Rusch também participarão. Na ocasião as profissionais vão trocar vivências e experiências musicais dos dois países.


Em 6 de dezembro haverá uma roda de conversa virtual entre integrantes da Big Band do Guri Capital e Grande São Paulo, estudantes dos 1º e 2º ciclos da Emesp Tom Jobim e do Junior Jazz College. Os participantes serão estimulados a trocar experiências sobre estudar e fazer música em seus contextos, além de tocar trechos de peças próprias de seus respectivos repertórios. A atividade será realizada sob orientação da professora de saxofone popular da Emesp Tom Jobim, Paula Valente; do professor de trompete e trombone popular, Sidnei Borgani; da coordenadora do programa Junior Jazz College, Maartje Meijer; e do professor de trompete do Conservatório de Amsterdã, Lorenzo Mignacca.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação