Consciência negra

Unesco promove webinário sobre o racismo e a discriminação no país

Evento faz parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra no Brasil e também marcará o lançamento de nova edição da Coleção História Geral da África

Correio Braziliense
postado em 27/11/2020 17:53 / atualizado em 27/11/2020 18:03
 (crédito: NappyStock/Nappy)
(crédito: NappyStock/Nappy)

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, em parceria com o Instituto Humanize, a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, fará nesta quinta-feira (26/11), às 15h, o webinário "História Geral da África e discriminação racial: o que mudou no Brasil?".

O evento virtual engloba as comemorações pelo Dia da Consciência Negra no Brasil e marca o lançamento em português da nova edição da Coleção História Geral da África (Coleção HGA), além de discutir temas relacionados ao racismo e à discriminação no país. Interessados em acompanhar a discussão, basta acessar o canal do YouTube da Unesco.

O webinário contará com a participação da diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, a diretora executiva do Instituto Humanize, Georgia Pessoa, o coordenador de programação da Fundação Roberto Marinho, Acácio Jacinto, a jornalista da Rede Globo Valéria Almeida, a cientista política Fernanda Barros, a professora Gina Pontes Vieira, a comunicóloga Katiúcha Watuze e o ator Orlando Caldeira.  

Coleção é referência em sala de aula

A Coleção HGA, publicada pela Unesco a partir da década de 1980, é uma das principais obras de referência sobre a história da África. Produzida ao longo de 30 anos por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, a coleção conta, agora, com uma nova edição em língua portuguesa, fruto da parceria entre a Unesco no Brasil e o Instituto Humanize.

Além de oferecer um material de alta qualidade para pesquisadores, o acervo serve de base para a criação de materiais pedagógicos e para o uso em sala de aula. A obra, que será distribuída a todas as bibliotecas de universidades públicas do país, é uma contribuição fundamental para disseminar no Brasil a descolonização intelectual pela qual passa o estudo da história africana.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação