CONHECIMENTO

Servidora pública lança livro sobre qualidade e acesso à internet

O lançamento, neste momento de alto do uso da internet para aulas on-line e o trabalho remoto pela pandemia, busca orientar o debate sobre a qualidade da navegação na web

Mateus Salomão*
postado em 08/12/2020 15:47 / atualizado em 08/12/2020 21:54
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Especialista em políticas públicas e gestão governamental lança livro em que discute o acesso a Internet. A obra Neutralidade de Redes: mercado de dois lados, antitruste e regulação é um trabalho desenvolvido por Tatiana Alessio de Britto que será lançado em evento virtual nesta quinta-feira (10/12) às 19h. O lançamento do título busca enriquecer o debate levantado sobre a qualidade e o acesso à internet durante a pandemia.


No livro a doutora em economia pela Universidade de Brasília (UnB) parte de uma questão preciosa a qualquer usuário: o acesso amplo e irrestrito à internet, em oposição ao acesso limitado e sem qualidade. No entanto, ela não se limita a uma análise das polêmicas atuais.

A autora leva o leitor a uma jornada minuciosa para entender o funcionamento do emaranhado de redes que é a internet e as legislações em vigor. Essa foi a forma encontrada por Tatiana para tornar o livro acessível a qualquer interessado, seja leigo ou não, ao desmistificar até os termos técnicos. “Eu procurei escrever o livro para qualquer leitor”, observa.


A obra busca levar ao conhecimento das pessoas o que elas têm direito

 

A especialista conta que viu a oportunidade de lançar a obra durante a pandemia, pois a qualidade do acesso passou a ser questionado com as atividades remotas. Assim, busca enriquecer a discussão. “A neutralidade de redes envolve a qualidade do serviço, elas são totalmente interligadas. A neutralidade implica que o usuário tem direito a acessar a internet de maneira ampla e irrestrita”, pondera.


“Eu acho que falta um debate maior sobre a neutralidade de redes porque ainda existem muitas questões referentes ao serviço de acesso à internet que os usuários não compreendem bem. As pessoas não compreendem que elas têm direito a um serviço de qualidade e não entendem como o serviço é prestado”, destaca Tatiana.


Além disso, Tatiana chama atenção para o fato de que já existe regulação vigente que prevê a neutralidade de redes e, consequentemente, o acesso de qualidade. Porém, falta conhecimento pelos consumidores. “Eu discuto no livro que várias coisas podem ser melhoradas, mas eu acho que o que está na lei precisa ser conhecido pelas pessoas para que elas defendam o que têm direito”, ressalta.


O livro é resultado de conhecimento acumulado de anos de trabalho na área


A autora lembra que o trabalho com a internet começou quando teve a oportunidade de dar um parecer pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda no Projeto de Lei que viria a ser o Marco Civil da Internet, lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Pôde ter contato com os assuntos como neutralidade de redes, mercado de acesso e garantia de acesso à internet por todos os usuários.


No entanto, a obra em questão nasceu somente no doutorado em economia que fez entre 2013 e 2018. “O livro é o resultado da minha tese de doutorado, mas ele é também o resultado desse trabalho de muitos anos de pesquisa com a internet, o serviço de acesso, a qualidade de serviço de acesso à internet e todas as nuances envolvendo o tema”, observa.


Garanta seu exemplar

Livro Neutralidade de Redes: mercado de dois lados, antitruste e regulação
Livro Neutralidade de Redes: mercado de dois lados, antitruste e regulação (foto: Livraria e Editora Lumen Juris / Reprodução)

Neutralidade de Redes: mercado de dois lados, antitruste e regulação

Autora: Tatiana Alessio de Britto

Editora: Lumen Juris

344 páginas

R$ 84


Quem deseja adquirir um exemplar da nova edição do livro Neutralidade de Redes: mercado de dois lados, antitruste e regulação, da editora Lumen Juris, pode comprar um exemplar físico no site da editora. O lançamento virtual ocorrerá nesta quinta-feira (10/12) às 19h no perfil do Facebook da autora (acesse). 


*Estagiário sob a supervisão da editora Ana Sá

  • A doutora em economia Tatiana Alessio lança livro sobre neutralidade de redes
    A doutora em economia Tatiana Alessio lança livro sobre neutralidade de redes Foto: Arquivo Pessoal
  • Livro Neutralidade de Redes: mercado de dois lados, antitruste e regulação
    Livro Neutralidade de Redes: mercado de dois lados, antitruste e regulação Foto: Livraria e Editora Lumen Juris / Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação