Arte e cultura

Enciclopédia Itaú Cultural disponibiliza novos Cadernos do Professor

Ao longo de 2020, educadores de quatro regiões do país participaram do projeto enviando planos de aula que abrangem arte e cultura brasileiras

EuEstudante
postado em 30/12/2020 15:17
Além dos novos Cadernos, é possível encontrar diversas outras obras na plataforma da Enciclopédia Itaú Cultural -  (crédito: John Schnobrich/Unsplash)
Além dos novos Cadernos, é possível encontrar diversas outras obras na plataforma da Enciclopédia Itaú Cultural - (crédito: John Schnobrich/Unsplash)

Na próxima terça-feira (5/1), estarão disponíveis, gratuitamente, no site da Enciclopédia Itaú Cultural, três novos Cadernos do Professor. As temáticas abordadas incluem as obras do pintor e escultor Frans Krajcberg e do artista plástico Abraham Palatnik, além de tratar sobre gêneros do fotojornalismo.

O projeto do Itaú Cultural, realizado em 2020, contou com a participação de professores de quatro regiões brasileiras. Os docentes enviaram propostas de planos de aula, com conteúdos que envolvem arte e cultura brasileiras voltados para professores e estudantes. 


Conheça mais sobre os novos Cadernos


Arte além da arte

Parte da trajetória do pintor e escultor Frans Krajcberg, as atividades encontradas no caderno Uma arte além da arte: Frans Krajcberg e as ciências mostram como a relação entre conhecimentos e experiências pessoais podem estimular a pesquisa, a reflexão e a criação artística. Ao estudar a poética do artista, a escolha dos materiais e as simbologias de sua produção, alunos têm a oportunidade de expandir conhecimentos para além da arte contemporânea.

É possível não somente conhecer a biografia dele, como também relacionar as disciplinas da base curricular com o processo de criação artística, desenvolver um trabalho de pesquisa, produzir esculturas inspiradas em suas obras e fabricar tintas com pigmentos naturais. Assim, o programa aborda de uma única vez artes visuais, geografia, história, língua portuguesa, biologia, química e física.

 

Poética visual cinética

As obras de Abraham Palatnik, artista visual brasileiro considerado um dos precursores da arte cinética, relacionam arte, ciência e tecnologia, e ampliam, para além do desenho, os meios possíveis de produção artística.

Neste caderno, Abraham Palatnik: uma poética visual cinética, os estudantes poderão conhecer a trajetória visual, identificar em diversas obras o distanciamento do figurativismo para a total abstração, além de pesquisar arte moderna e contemporânea na Enciclopédia Itaú Cultural para ampliar o vocabulário artístico e o uso de recursos tecnológicos nas artes visuais.

Os alunos também são convidados a refletir sobre práticas artísticas, experimentar e perceber que a poética de Palatnik tem relação com conceitos da física. O cronograma do caderno conta, ainda, com a montagem de uma exposição coletiva com base nos saberes adquiridos nas aulas.


Expressão, resistência e construção histórica

Em Fotojornalismo: expressão, resistência e construção histórica, os professores ensinam língua portuguesa, artes visuais, história e sociologia, por meio de discussões sobre os problemas sociais da atualidade e observação e análise de registros fotográficos.

São apresentados profissionais que marcaram a história da fotografia jornalística para debater o gênero como forma de expressão, resistência e registro histórico. Após a aplicação do conteúdo, os alunos poderão produzir picture stories e construir uma cápsula do tempo digital.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação