Eu, Estudante

ciência

Seis brasileiras são selecionadas no '25 Mulheres na Ciência da América Latina'

Os nomes das cientistas foram divulgados pela 3M em meio as celebrações do Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, na última quinta-feira (11), em evento on-line

A 3M, empresa multinacional de tecnologia, reconheceu 25 pesquisadoras no programa “25 Mulheres na Ciência da América Latina”. Entre as classificadas, seis são brasileiras. O anúncio foi feito na última quinta-feira (11), durante as comemorações do Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

As 25 selecionadas irão integrar uma plataforma de visibilidade e networking, que inclui a inserção de projetos elaborados por elas em e-book comemorativo do programa, participação no podcast “Inovação em Pauta”, produzido pela 3M, convite para mentoria com especialistas da empresa e divulgação das trajetórias e projetos das pesquisadoras no Blog de Curiosidade, também da 3M.

Essa é a primeira edição do programa, que visa dar mais visibilidade a pesquisadores e promover a equidade de gênero dentro do campo científico.

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) publicado em 2018, apenas um em cada cinco países atingiu a paridade entre homens e mulheres no campo da pesquisa científica. Segundo a líder técnica de segurança pessoal américa latina da 3M, Claudia Kashiwaura, o objetivo da iniciativa é “incentivar o protagonismo feminino em áreas científicas que antes eram consideradas masculinas, de modo a contribuir com o futuro das próximas gerações de mulheres”.

Foram efetuadas mais de mil inscrições para o programa entre 10 de dezembro e 22 de janeiro. Para participar, as candidatas deveriam ter desenvolvido, nos últimos dois a cinco anos, um projeto ou solução em qualquer área da ciência com aplicação prática em benefício da comunidade, sociedade ou meio ambiente. Na seleção, foram analisados o problema a ser resolvido, aplicação e resultados obtidos, bem como a originalidade da ideia e a trajetória das inscritas.