Live

Criança superdotada participa de live com neurocientista nesta quinta (4)

Romeu Gutvilen, 6 anos, representa o Brasil em campeonato de xadrez e e vai conversar sobre superdotação, com o especialista Fabiano de Abreu

EuEstudante
postado em 03/03/2021 16:14 / atualizado em 03/03/2021 16:15
 (crédito: Divulgação / MF Press Global )
(crédito: Divulgação / MF Press Global )

Com apenas seis anos de idade, Romeu Gutvilen é uma criança diferenciada. Aos 2 anos, conheceu o alfabeto e, com 4 anos, sabia ler textos grandes e compreendê-los também. O desenvolvimento surpreendente foi confirmado em teste de quociente de inteligência (QI), com o resultado: 138 com percentil 99.

Segundo o pesquisador Lewis Terman, o QI normal para crianças varia entre 90 e 110. Nesta quinta-feira (4/3), Romeu e a mãe Rachel Gutvilen vão conversar com o neurocientista Fabiano de Abreu sobre superdotação e um campeonato brasileiro de xadrez em que o menino participará. A conversa pode auxiliar pais e familiares no entendimento dos desafios no desenvolvimento dessas crianças.

A live será transmitida a partir das 19h (horário de Brasília) no Instagram de Rachel: @rachelgutvilen.

Paixão por números foi descoberta por neuropsicóloga

Romeu é apaixonado por matemática e sempre demonstrou paixão pelos números. Tudo foi descoberto e amparado com a ajuda da neuropsicóloga Leninha Wagner. Além dela, uma outra pessoa ajudou muito também na formação de Romeu: o professor de matemática Fábio Gomes de Castro.

No fim de 2020, surgiu uma nova paixão na vida do menino: o xadrez. O professor Fábio jogava a modalidade e a mãe pediu que ele desse algumas aulas para Romeu. Em pouco tempo, a criança aprendeu a jogar e e também começou a ganhar do mestre.

Durante uma viagem em dezembro de 2020 para Maceió (AL), Rachel percebeu que o filho realmente estava apaixonado pelo xadrez, quando viram um tabuleiro gigante no resort em que estavam hospedados. Ela compartilhou o momento nas redes sociais e contou que o filho ficava convidando jovens e adultos para jogar com ele. 

 

"A pureza ainda existe nele e a palavra competição ainda não o amedronta. Por enquanto é uma brincadeira. E se perder, tudo bem. Na vida a gente ganha e perde. Faz parte do jogo chamado vida!", vibrou a mãe em seu perfil no Instagram. 

 

Este ano, Rachel cadastrou o filho na Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) e ele vai participar do primeiro campeonato brasileiro categoria sub-6. A competição será entre 1º a 4 de abril em Florianópolis (SC), onde Romeu vai representar a ALEX.

Segundo a mãe, Romeu começou a treinar com o presidente da entidade, Alberto Mascarenhas, para estar preparado em abril. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação