TEATRO

Espetáculo Madame Dolores, A Grande Cartomante! percorre escolas do DF

Criação de Alessandra Vieira, o espetáculo de humor autoral tem linguagem popular, interativa e irreverente

Eu Estudante
postado em 16/11/2022 20:24 / atualizado em 16/11/2022 20:28
Em cena, a atriz Alessandra Vieira debate a exploração da fé, ironizando e satirizando lideranças de diversos segmentos -  (crédito: Divulgação)
Em cena, a atriz Alessandra Vieira debate a exploração da fé, ironizando e satirizando lideranças de diversos segmentos - (crédito: Divulgação)

O projeto de Circulação Madame Dolores promove apresentações gratuitas da peça teatral Madame Dolores, A Grande Cartomante! As ações acontecem em escolas, sempre seguidas de debates com os alunos e também em espaços culturais e conversas com as plateias após o espetáculo.

Criação de Alessandra Vieira, o espetáculo de humor autoral tem linguagem popular, interativa e irreverente. Sua dramaturgia e encenação reúnem elementos técnicos do teatro, circo, ilusionismo, dança e comicidade física. No palco é encenada a trajetória de Madame Dolores, uma mulher espiritualista que acredita ter sido enviada de esferas superiores para transformar e iluminar o mundo.

A peça debate a exploração da fé, ironizando e satirizando lideranças de diversos segmentos. A partir do riso, Madame Dolores provoca a reflexão acerca das relações de poder, a imposição da ideologia massificada e capitalista no abuso e exploração da crença alheia.

O projeto de Circulação Madame Dolores percorrerá 6 escolas do Educação de Jovens e Adultos (EJA), seguido de debates com os estudantes. Serão contempladas duas escolas de seis regiões administrativas: Ceilândia, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia e Plano Piloto, em um total de 12 escolas atendidas. Além disso, realizará três sessões gratuitas em teatro ou espaço cultural do DF, também seguidas de debate com o público.

Por se tratar de uma obra que está em atividade há mais de 10 anos, o projeto tem como um dos seus objetivos reformular e renovar figurino, materiais de cena e cenário. O projeto conta com aporte do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

Sobre a artista

Alessandra Vieira nasceu em Brasília. Além de atriz, é palhaça, diretora, dramaturga e produtora cultural há 20 anos. Graduada em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), possui ampla formação corporal (acrobacia de solo, acrobacia aérea, dança contemporânea, dança do ventre e yoga). Foi por 6 anos coordenadora, atriz-palhaça, elaboradora de projetos, gestora e produtora cultural do Grupo Risadinha, onde integrou a linguagem do clown palhaço a hospitais da rede pública, por meio da ação de palhaços visitadores que se apresentavam nos leitos e corredores hospitalares.

É fundadora da Cia. de Circo Teatro Sagrado Riso, com projetos na área de palhaçaria hospitalar, clássica e popular aprovados pelo FAC. Possui ampla formação e experiência na arte da palhaçaria, dramaturgia de esquetes e espetáculo e criação de palestras show.

Alessandra Vieira já ministrou cursos de dramaturgia para palhaçaria, minicursos de extensão, palestras e workshops voltados ao despertar do humor como método de humanização, saúde e proposta estética. Produziu e ministrou cursos de iniciação em palhaçaria e palhaçaria hospitalar. Fundou e produziu a Casa de Cultura Sagrado Riso.

Além diso, realizou quatro espetáculos Cabarés, com temática da vivência artística dentro do hospital. Escreveu mais 20 espetáculos e possui 4 solos de palhaçaria (3 adultos e 1 infantil). Estuda Roteiro de Ficção para cinema pela Fundação das Artes de São Caetano. Diretora do projeto Dramaturgia para Palhaçaria com lançamento de um livro PDF e audiobook com peças para palhaços.

Programação

22/11 (terça-feira), 20:30, no CEF 120 - Samambaia

23/11 (quarta-feira), 21:00, no CEBAN - Núcleo Bandeirante

29/11 (terça-feira), 20:00, Plano Piloto

1 a 3/12 - 21:00, Mostra Cultural Teatro dos Ventos, em Águas Claras

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação