A feiras de profissões dos Colégios Maristas de Brasília ocorre há mais de cinco anos com o objetivo de apresentar aos alunos a diversidade de profissões existentes no mercado de trabalho. Devido à pandemia, o evento teve de ser adaptado e ocorrerá on-line nesta sexta-feira (14/8) e neste sábado (15/8). Programação conta com simulações e orientações para os alunos. Poderão participar estudantes de escolas públicas e particulares.
Originalmente, a feira seria em maio. Entretanto, os organizadores optaram por remarcá-la para agosto. Assim, os participantes estariam acostumados a uma rotina virtual. A transferência de formato traz ainda uma vantagem: o evento, totalmente gratuito, será aberto ao público, podendo ajudar qualquer pessoa interessada em descobrir a variedade de profissões existente e, assim, poder escolher uma carreira.
Expectativa de público é de 2 mil alunos
Os Colégios Maristas Asa Sul, João Paulo II, Champagnat e Águas Claras atendem atualmente 7 mil alunos, e a expectativa é de que 2 mil sejam reunidos no espaço virtual do evento. A gerente de relacionamento do Colégio Marista unidade Asa Sul, Fernanda Lages, acredita que participarão da programação aqueles que estão realmente interessados em saber mais sobre as profissões.
A equipe do colégio enfrentou dois desafios ao organizar o evento: “o primeiro foi o de estruturar e redimensionar uma feira presencial para o formato on-line; e o segundo, de despertar o interesse dos jovens para participarem de uma live com conteúdo educacional”.
Encontrando um projeto de vida
A professora de química Akemi Vidigal Carvalho será uma das palestrantes. Além de dar aulas, ela trabalha no projeto Tutoria, que auxilia alunos a escolherem uma carreira. Akemi falará sobre projeto de vida, escolha do curso e carreira. “Nós vamos falar sobre o que fazer para chegar lá, sobre o projeto de vida”, afirma. Já os outros palestrantes abordarão cursos específicos.
Maria Luíza Afora Lira, 17 anos, cursa o 3º ano no Maristão, participou da feira ano passado e participará de forma on-line este ano. Para ela, o fato de o evento ser virtual é uma vantagem, pois será possível “até reunir mais pessoas e não será necessário deslocamento”. Ela também não acredita que as palestras sejam menos proveitosas por serem mediadas por tecnologia.
Ana Luísa Ramos, 21 anos, estudou no Maristinha e no Maristão e, atualmente, cursa publicidade na Universidade de Brasília (UnB). Ela participou de três feiras e afirmou que as atividades oferecidas a ajudaram a escolher a faculdade a cursar. “Foi em uma das palestras que eu comecei a considerar comunicação, e também foi em um stand que eu decidi fazer intercâmbio”, explica Ana.
Quer participar?
Tem interesse em participar da programação da Feira On-line de Profissões Marista? Inscreva-se no link. Qualquer pessoa pode se inscrever.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa