As inscrições para o vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest- Usp) começaram em agosto e se encerram em 24 deste mês, a primeira fase será aplicada em janeiro. Visando auxiliar alunos que irão realizar a prova, o Curso Poliedro preparou diversas dicas para realização da prova.
As questões mais difíceis, normalmente, têm um jeito mais simples de ser resolvida, o que pode causar impressão de “pegadinha” nos candidatos. Nos itens discursivos, seja claro e objetivo. A redação é analisada em três aspectos: adequação ao tema e desenvolvimento argumentativo; estrutura, coesão e coerência e estruturação sintática e tipo de linguagem utilizada no texto. Aspectos gramaticais são rigidamente avaliados. Estabeleça uma rotina organizada de estudos. Se basear nas provas anteriores é uma boa estratégia.
Se prepare psicologicamente. Conversar com profissionais de orientação educacional pode ajudar, colocar exercícios físicos na rotina também é essencial. Administre o tempo de prova. Separe as questões em fáceis, médias e difíceis e comece a resolver a partir das que considerar mais simples. Não se esqueça dos itens essenciais que devem ser levados no dia do exame, como documento de identificação e canetas. Nesta edição todos os candidatos devem usar máscara.
Os temas mais cobrados em cada matéria
Biologia: Genética (12,1%); enterozoários (9,1%); fundamentos da ecologia (6,1%)
Física: Ondas periódicas (7,7%); natureza elétrica da madeira e lei de Coulomb (7,7%)
química: reações orgânicas (15,8%); soluções (10,5%); equilíbrios, hidrólise e solubilidade (10,5%)
História: 2ª Guerra Mundial e suas consequências (17,1%); 2º Reinado (11,4%); Reformas e revoluções (11,4%)
Geografia: Ordem mundial e conflitos (12,8%), demografia (12,8%); geomorfologia (10,3%)
Português: Origens do Realismo e Realismo machadiano (18,5%); Naturalismo e a obra de Aluísio Azevedo (11,1%); Modernismo no Brasil: 2ª geração (11,1%)
Matemática: Retas (10,8%); Sequências numéricas (10,8%); Probabilidade (8,1%)
Interpretação de texto: Aspectos do texto (52,2%); Figuras de linguagem (8,7%); Categorias de mundo (8,7%)
Inglês: Interpretação de texto (100%)