Evento

Conferência virtual e gratuita debaterá políticas de promoção da saúde na UnB

A primeira edição do evento promovido pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC) será em 22 e 23 de outubro no ambiente on-line

Adriana Izel
postado em 17/10/2020 11:28 / atualizado em 17/10/2020 13:45
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Universidade de Brasília (UnB) dá um passo importante na construção de políticas de promoção da saúde no âmbito universitário ao promover a primeira Conferência UnB Promotora da Saúde, que será em 22 e 23 de outubro no YouTube e no Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.

Voltado para estudantes, professores e técnicos, o evento tem como objetivo debater estratégias de acolhimento para a construção de ações de cuidados à saúde mental e à qualidade de vida. "Já estávamos trabalhando nessa implementação da promoção da saúde nas universidades. Nesse momento, diante desse cenário que a gente tem vivido (de pandemia), é importante que a comunidade esteja mobilizada e solidária para melhorar", explica a professora Larissa Polejack, diretora da Dasu.

Durante os dois dias, a conferência terá nove eixos de trabalho, entre eles: Saúde mental; Articulação de redes para prevenção e promoção da saúde; Processos educativos promotores de saúde; Diversidade e direitos humanos; Ambientes saudáveis e sustentáveis; Acessibilidade e inclusão social; Envelhecimento saudável e participativo; Saúde e Qualidade de vida do trabalhador; e Vigilância ativa em saúde.

Para a professora Larissa, a saúde mental está entre os destaques da conferência, tema que estará no dia de abertura, quando a programação é aberta no YouTube, com foco no ambiente da universidade e depois, novamente, abrindo o segundo dia do evento, quando os encontros serão via Zoom. A acadêmica também pontua a importância da discussão sobre os processos educativos promotores de saúde, fundamentais para as escolas, principalmente, diante do cenário remoto. "Pode ser muito interessante para todos os segmentos", avalia.

A Conferência UnB Promotora da Saúde terá participação de profissionais de diferentes universidades brasileiras, além da presença de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Além do evento em outubro, em 11 e 12 de novembro, a UnB, em parceria com outras universidades, promoverá com a Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups) um encontro sobre o tema dentro da programação do evento comemorativo do centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Estamos nos mobilizando também para fortalecer uma rede de solidariedade numa perspectiva de cuidado com a comunidade. É um momento em que a universidade tem se colocado cada vez mais ativa", explica Larissa Polejack. A diretora ainda completa: "Essa é a oportunidade de fazer um chamamento e um oferecimento à comunidade externa para começar a discutir esses acessos nos âmbitos do trabalho e das escolas, não só nas universidades".

Serviço
1ª Conferência UnB Promotora da Saúde
De 22 a 23 de outubro, no YouTube e no Zoom. Inscrições gratuitas em https://www.even3.com.br/1confunbps2020/.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação