EDUCAÇÃO

Correio está entre os finalistas de prêmio de jornalismo de dados

O projeto Correio nas Escolas mapeou e reuniu informações sobre todos os colégios de ensino médio do DF, além de trazer reportagens e relatos de leitores

EuEstudante
postado em 27/10/2020 17:37 / atualizado em 27/10/2020 17:57
Cemi Gama é uma das escolas apresentadas no especial -  (crédito: Ed Alves/CB)
Cemi Gama é uma das escolas apresentadas no especial - (crédito: Ed Alves/CB)

Publicado em 1º de novembro de 2019, o site especial Correio nas Escolas está na final do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. O projeto apresenta, de modo interativo, dados oficiais sobre todas as escolas de ensino médio do Distrito Federal; relatos de leitores e outros conteúdos. As reportagens são das jornalistas do Correio Ana Paula Lisboa e Thays Martins.

Na categoria Dados abertos, o projeto Correio nas Escolas concorre com trabalhos publicados nos sites Fiquem sabendo e The Intercept Brasil. Esta é a segunda edição do prêmio que homenageia Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros do jornalismo de dados e da defesa da transparência pública no Brasil. Fundador da ONG Transparência Brasil, ele morreu em 2018.

Os ganhadores da edição 2020 serão anunciados em 7 de novembro, durante o encerramento da 5ª Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. "Estar entre os finalistas com um trabalho de educação já é um grande prêmio", celebra Ana Paula Lisboa, subeditora do Eu, Estudante e do caderno Trabalho & Formação Profissional

Para Thays Martins, repórter do site do Correio, conseguir levar um trabalho que trata de dados sobre escolas para uma premiação como essa é de grande relevância. "Acredito que esse é um incentivo para que seja cada vez mais discutido o tema da educação, tão importante para a sociedade", diz.

Sobre o projeto

Idealizado e coordenado pela jornalista Ana Paula Lisboa, o especial Correio nas Escolas foi selecionado e realizado com patrocínio do International Center for Journalists (ICFJ), por meio de bolsa de inovação apoiada pelo The Wall Street Journal.

 

Resumo dos conteúdos do especial Correio nas Escolas
Resumo dos conteúdos do especial Correio nas Escolas (foto: Ana Paula Lisboa)

Graças à bolsa, Ana Paula recebeu capacitação e mentoria de Amara Aguilar, professora associada da Annenberg School for Communication and Journalism da Universidade do Sul da Califórnia. O valor disponibilizado pelo ICFJ custeou a contratação da jornalista Thays Martins, que colaborou com a parte de reportagem e coleta de dados; e do web designer Adalberto Sampaio.

Também participaram dos trabalhos que tornaram o site possível colaboradores de diversas áreas do Correio Braziliense. "Sou muito grata a todos que tornaram esse projeto possível e estar entre os finalistas é fruto de empenho e colaboração com várias pessoas", afirma Ana Paula Lisboa. "Participar desse projeto foi uma honra muito grande para mim. Eu aprendi muito nesse processo e só isso já me deixa muito grata", comemora a jornalista Thays Martins.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação