Eu, Estudante

EDUCAÇÃO

Correio está entre os finalistas de prêmio de jornalismo de dados

O projeto Correio nas Escolas mapeou e reuniu informações sobre todos os colégios de ensino médio do DF, além de trazer reportagens e relatos de leitores

Publicado em 1º de novembro de 2019, o site especial Correio nas Escolas está na final do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. O projeto apresenta, de modo interativo, dados oficiais sobre todas as escolas de ensino médio do Distrito Federal; relatos de leitores e outros conteúdos. As reportagens são das jornalistas do Correio Ana Paula Lisboa e Thays Martins.

Na categoria Dados abertos, o projeto Correio nas Escolas concorre com trabalhos publicados nos sites Fiquem sabendo e The Intercept Brasil. Esta é a segunda edição do prêmio que homenageia Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros do jornalismo de dados e da defesa da transparência pública no Brasil. Fundador da ONG Transparência Brasil, ele morreu em 2018.

Os ganhadores da edição 2020 serão anunciados em 7 de novembro, durante o encerramento da 5ª Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. "Estar entre os finalistas com um trabalho de educação já é um grande prêmio", celebra Ana Paula Lisboa, subeditora do Eu, Estudante e do caderno Trabalho & Formação Profissional

Para Thays Martins, repórter do site do Correio, conseguir levar um trabalho que trata de dados sobre escolas para uma premiação como essa é de grande relevância. "Acredito que esse é um incentivo para que seja cada vez mais discutido o tema da educação, tão importante para a sociedade", diz.

Sobre o projeto

Idealizado e coordenado pela jornalista Ana Paula Lisboa, o especial Correio nas Escolas foi selecionado e realizado com patrocínio do International Center for Journalists (ICFJ), por meio de bolsa de inovação apoiada pelo The Wall Street Journal.

 

Ana Paula Lisboa - Resumo dos conteúdos do especial Correio nas Escolas

Graças à bolsa, Ana Paula recebeu capacitação e mentoria de Amara Aguilar, professora associada da Annenberg School for Communication and Journalism da Universidade do Sul da Califórnia. O valor disponibilizado pelo ICFJ custeou a contratação da jornalista Thays Martins, que colaborou com a parte de reportagem e coleta de dados; e do web designer Adalberto Sampaio.

Também participaram dos trabalhos que tornaram o site possível colaboradores de diversas áreas do Correio Braziliense. "Sou muito grata a todos que tornaram esse projeto possível e estar entre os finalistas é fruto de empenho e colaboração com várias pessoas", afirma Ana Paula Lisboa. "Participar desse projeto foi uma honra muito grande para mim. Eu aprendi muito nesse processo e só isso já me deixa muito grata", comemora a jornalista Thays Martins.