Vestibular

Curso Poliedro dá dicas para estudantes inscritos para provas do ITA

O vestibular da instituição requer alto nível de conhecimento em diferentes áreas, sobretudo em exatas, e será aplicado em novembro e dezembro deste ano

EuEstudante
postado em 04/11/2020 15:11
 (crédito: Kat Stokes/Unsplash)
(crédito: Kat Stokes/Unsplash)

As provas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) serão realizadas em 22 deste mês e em 8 e 9 de dezembro. A primeira fase é composta por 70 questões objetivas, 15 de matemática, 15 de física, 15 de química, 15 de português e 10 de inglês. A segunda etapa conta com 10 questões de matemática e química, 10 de física e uma redação. Para auxiliar os alunos que irão realizar as provas, o Curso Poliedro oferece diversas orientações. Confira.


Atente-se à matéria de inglês e à redação


Na primeira fase, todas as áreas do conhecimento têm o mesmo peso, exceto Inglês, que é um componente eliminatório. O aluno precisa acertar no mínimo 40% da prova para não ser desclassificado, mas o resultado não é contabilizado na média geral. Já na segunda fase, a Redação tem o mesmo peso das provas dissertativas de Matemática e Física. Assim, alunos que dominam a escrita têm maiores possibilidades de se destacarem no vestibular, afinal, a Redação equivale a 20% da nota total.


Não se engane pela nota de corte

 

Na prova do ITA existe uma margem de erro para as questões. A nota de corte da última edição foi aproximadamente 6,5, mas, não se engane! Como as questões são complexas e há grande concorrência, uma nota como essa não significa que seja fácil entrar. É preciso estar preparado para todas as áreas de conhecimento.


Prepare-se para a inspeção de saúde


O ITA conta com uma terceira etapa no vestibular, a de inspeção de saúde. É recomendado que o estudante leia atentamente o edital, que descreve cada procedimento realizado. Mantenha o equilíbrio entre os estudos, a saúde o bem-estar. Busque realizar atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e atente-se aos níveis de estresse. "Normalmente, neste momento, são requisitados exames de sangue, testes ergométricos, entre outros que demonstram a aptidão do jovem para a execução do curso", explica Rodrigo Fulgêncio, diretor de unidades escolares do Poliedro.


Leia o edital com atenção e reforce os estudos


O edital traz todas as informações relevantes sobre o exame: como é a prova, como a nota é calculada, qual é o peso de cada matéria, o prazo de inscrições e o que será cobrado. A recomendação é que leiam atentamente todos os tópicos para criar uma estratégia de reforço nos estudos. O estudante deve prestar atenção no formato da prova, no número de questões e no tempo que terá para cada uma. É importante também ficar atento ao formato da redação.


Faça a revisão e análise das provas de anos anteriores


No Poliedro, os alunos reservam quatro semanas de revisão para a primeira fase e mais duas semanas para a segunda fase. É importante que o estudante deixe para revisar o conteúdo na reta final, assim, amplia as chances de já ter passado por todos os tópicos e evita ansiedades desnecessárias. Neste período, recomendamos que refaçam provas anteriores, que podem conferir maior entendimento acerca do estilo das questões e do formato do exame.


Invista em um curso preparatório especializado


Como o vestibular do ITA é bastante concorrido e exige muito conhecimento dos alunos, é interessante que invistam em preparações especializadas que ofereçam maior domínio do formato da prova, exercitem questões recorrentes e confiram maior segurança ao aluno.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação