Os dados Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados na manhã desta quarta-feira (4/11) revelaram uma desigualdade na qualidade da alfabetização entre escolas urbanas e rurais, além de um alto número de estudantes com baixo desempenho em ciências humanas e naturais. Os indicadores são referentes aos testes amostrais do Saeb de 2019, que avaliaram alunos do 2° e 9° ano do ensino fundamental.
A cada edição, o Saeb avalia alunos do 5º e 9° anos do ensino fundamental e da 3° e 4° séries do ensino médio com provas de língua portuguesa e matemática. Excepcionalmente em 2019, foi também avaliada a qualidade da alfabetização de alunos 2° ano do ensino fundamental. Os alunos de 9° do ensino fundamental foram testados em ciências humanas e da natureza. Por se tratar de uma amostragem, nem todas as escolas participaram nessas modalidades especiais.
Desigualdade exposta nos números
Os resultados do 2° ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática apontam uma defasagem na alfabetização de alunos provenientes da zona rural, quando comparados a estudantes da zona urbana. Na avaliação de língua portuguesa a maior fatia de alunos de regiões urbana, 55,92%, ficou acima do nível 5, numa escala que vai até 8, ou seja, quanto maior o nível, maior nível de proficiência. Já na educação rural, os estudantes nessa mesma faixa não passam de 42,21%.
Embora menor, na avaliação de matemática, também há desigualdade: enquanto 50,73% dos alunos avaliados na zona urbana se classificaram em nível maior que 5, somente 40,17% dos discentes da zona rural se enquadraram na mesma faixa.
Na avaliação por amostragem do 2º Ano do ensino fundamental também é feito recorte por estado. Em língua portuguesa, ficaram acima da média nacional 10 unidades da federação: aparece, em primeiro lugar, o Ceará, seguido por Santa Catarina e pelo Paraná. Na quarta posição, o Distrito Federal. Na avaliação de matemática o Ceará também garante a liderança, seguido por Santa Catarina, São Paulo e o DF.
Números denunciam baixa proficiência
Na avaliação de ciências humanas entre alunos do 9º ano do ensino fundamental, foi revelado que quase 70% se classificaaram com nota até o nível 4, em uma escala que vai até 9. Além disso 16,97% figuram no segmento ‘abaixo de 1’, com menor proficiência. No entanto, o Distrito Federal aparece acima da média, quando comparado a outras unidades da federação.
Em ciências da natureza os resultados também são preocupantes, pois somente 0,5% apresentou o nível máximo de qualidade e 17,73% ficaram na menor faixa. Nessa avaliação, porém, o DF se destacou e garantiu a liderança nacional.
Avaliação permanece
O Ministério da Educação (MEC) planeja que, na próxima edição do Saeb, em 2021, a avaliação para o 2° ano seja censitária, ou seja, com participação de todas as escolas escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais que tenham dez ou mais estudantes matriculados nessa etapa. “Isso já era um pedido da sociedade, de que todos os alunos fossem avaliados na alfabetização. É o início da vida escolar do aluno, então é muito importante que a gente conheça a realidade de cada aluno”, ponderou Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na coletiva desta manhã.
Confira a coletiva completa: