Gamificação

Poliedro lança plataforma para tornar o ensino mais atrativo

Ferramenta utiliza a gamificação e é uma aliada para a aprendizagem personalizada e o acompanhamento do progresso dos alunos dos anos finais do fundamental

EuEstudante
postado em 17/11/2020 12:41
 (crédito: J. Kelly Brito/Unsplash)
(crédito: J. Kelly Brito/Unsplash)

O Sistema de Ensino Poliedro desenvolveu uma plataforma capaz de personalizar e potencializar o estudo dos alunos com base em metodologias ativas de aprendizagem. No formato de jogo, a ferramenta usa soluções pedagógicas e inovações lúdicas para apresentar desafios aos alunos.

Por utilizar a gamificação, a plataforma tem como base o desempenho individual: o estudante avança nas fases e no grau de dificuldade, adequados sempre ao no nível de proficiência escolar. Ela foi criada com base nos conceitos de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A plataforma estará disponível, em 2021, para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (5° ao 9° ano) das escolas parceiras do Sistema Poliedro, abrangendo conteúdos de matemática. São mais de 300 tópicos e 14 mil questões disponíveis para acesso em celulares, tablets e computadores.

De acordo com o diretor executivo de consultorias do Sistema de Ensino Poliedro, Artur Costa, a ferramenta surgiu com a constatação de que um dos grandes desafios educacionais é oferecer um olhar individualizado para cada estudante, que chega às instituições com repertórios culturais e níveis de aprendizados distintos.

A plataforma tem navegação simples e intuitiva e o conteúdo é organizado por categorias. O desempenho dos alunos é medido em pontos de experiência obtidos na resolução dos exercícios e desafios. Além disso, ela disponibiliza métricas instantâneas sobre o desenvolvimento dos estudantes, do grupo ou da turma.

Portanto, a utilização respeita o tempo de aprendizagem individual e permite que o professor avalie cada estudante, faça intervenções pedagógicas personalizadas e dê feedbacks assertivos sobre o progresso nos estudos e as lacunas de aprendizagem.

Testes feitos antes do lançamento

Todas as escolas parceiras do Sistema Poliedro terão acesso à ferramenta, e os professores podem customizar o currículo e criar missões de acordo com os conteúdos ministrados em aula. Desde março, a plataforma vem sendo testada por alunos do 6° ano do Colégio Poliedro de São José dos Campos, que em seis meses concluíram mais de 6,5 mil avaliações e 2 mil desafios.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação