Interpretação de texto

Central de Concursos dá dicas para provas de interpretação de texto

Saber interpretar informações lidas é indispensável para obter um bom desempenho em provas de concursos e vestibulares

EuEstudante
postado em 23/11/2020 14:25 / atualizado em 23/11/2020 14:59
 (crédito: Jess Bailey/Unsplash)
(crédito: Jess Bailey/Unsplash)

A professora de língua portuguesa da Central de Concursos,Tatiane Félix, dá algumas orientações para estudantes que irão realizar provas de vestibulares e concursos que contam com itens de interpretação de texto. Com objetividade e foco, as questões textuais não serão empecilho à aprovação.

Confira as dicas:


1. Leia os enunciados antes de ler o texto

É muito importante e estratégico que se leia o texto já sabendo por quais respostas deve procurar. Isso economiza o tempo e objetiva a análise. Há, inclusive, questões que podem ser resolvidas com apenas partes do texto ou que se baseiam nele, mas têm um viés gramatical.


2. Grife as informações essenciais de cada parágrafo

É muito difícil memorizar as informações do texto para reconhecê-las nas alternativas, por isso, quando são grifadas as ideias centrais, a execução das questões fica mais tranquila e assertiva.


3. Analise também as imagens dos quadrinhos, cartuns e charges

Os concursos podem propor os mais diversos tipos de textos, entre eles os que contêm imagens as quais devem ser analisadas atentamente por contribuírem com o entendimento da ideia exposta.


4. Atente-se aos elementos de coesão - pronomes, conjunções, palavras sinônimas

O texto não é um emaranhado de frases, ao contrário, todas as informações são coerentemente organizadas por meio das construções gramaticais. Reconheça os pronomes - relativos, demonstrativos, pessoais -, as conjunções (coordenadas e subordinadas) e o uso das palavras.


5. Estude as regras gramaticais

As regras gramaticais não são um universo à parte do texto, na verdade, elas representam a base para a exposição das ideias. Quanto mais o leitor conhece a estrutura do idioma - uso das palavras, dos pronomes, das orações, da pontuação - mais sua interpretação será aprofundada.


6. Crie o hábito da leitura

Ler é um processo: leia de tudo - de postagens em rede sociais a textos jurídicos. Esteja atento a qualquer tipo de texto, sempre há o que se observar e aproveitar.


7. Organize seu cotidiano para treinar a leitura ao menos 1 hora por dia

Além da organização dos estudos das matérias do edital, o concursando deve acrescentar à sua rotina a leitura. Esse hábito funcionará para adquirir conhecimentos, trazer agilidade e objetividade à execução de questões, ampliar o vocabulário e, claro, melhorar a interpretação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação