volta às aulas

Sinepe-DF avalia positivamente retorno presencial da rede particular

Após dois meses desde a volta às aulas presenciais, cerca de 500 estabelecimentos de ensino estão abertos no Distrito Federal e apenas 20 casos de contaminação por covid-19 foram registrados

EuEstudante
postado em 25/11/2020 18:15 / atualizado em 25/11/2020 20:43
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB)

Passados dois meses desde o início das atividades presenciais da rede particular, que começou pelo ensino infantil, Álvaro Domingues, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) afirma que o quadro está como foi estimado e que a aderência pela modalidade presencial está aumentando.

No começo da retomada, apenas um terço dos alunos estavam frequentando as aulas presenciais, mas o número está crescendo de forma gradativa. De acordo com o presidente do Sinepe, em média 500 escolas particulares estão abertas e atendendo os alunos presencialmente. O retorno presencial é opcional, portanto todas as escolas ainda estão oferecendo o ensino remoto aos alunos.

Assista ao vídeo com o depoimento do presidente do Sinepe-DF, Álvaro Domingues:

O presidente afirmou ainda que, nesses dois meses, o número de contaminados por covid-19 nas escolas não passou da casa dos 20 casos; as escolas que noticiaram mais casos suspenderam as aulas, forneceram testagem aos alunos e funcionários e selecionaram apenas os que estavam aptos a continuar frequentando as aulas.

“Houve um ganho pedagógico para aqueles que estão em atividades presenciais e também uma minimização dos efeitos nocivos da pandemia”, afirma Álvaro. Ele destacou também que com a ajuda da tecnologia, aqueles que optaram por permanecer em casa continuam com o mesmo ritmo e ganho de aprendizagem, mas enfatizou que o modelo presencial é o mais eficaz.

Para o ano que vem, Álvaro Domingues espera que as escolas estejam preparadas para receber os alunos presencialmente, mas que se não for possível, o ensino híbrido, remoto e opcional permaneça em vigor.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação