Projeto de lei

Câmara deve votar nesta quarta-feira as novas regras para o Fundeb

O Projeto de Lei 4372/2020 visa regulamentar o novo Fundeb. A sessão virtual pode ser assistida gratuitamente pelo canal do YouTube da Câmara

EuEstudante
postado em 09/12/2020 11:36 / atualizado em 09/12/2020 12:16
Além do PL sobre o Fundeb, outras oito pautas poderão ser discutidas na sessão virtual da Câmara -  (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.Press)
Além do PL sobre o Fundeb, outras oito pautas poderão ser discutidas na sessão virtual da Câmara - (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.Press)

Em uma sessão virtual marcada para 13h55 desta quarta-feira, a Câmara dos Deputados poderá votar o projeto de lei (PL) 4372/2020. O PL regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A conferência será transmitida gratuitamente pelo canal do YouTube da Câmara.


Entenda mais sobre o novo Fundeb


O texto do PL é de autoria da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO),Tabata Amaral (PDT-SP), Danilo Cabral (PSB-PE), Idilvan Alencar (PDT-CE), Raul Henry (MDB-PE), Bacelar (Pode-BA), Mariana Carvalho (PSDB-RO), Professor Israel Batista (PV-DF), Rose Modesto (PSDB-MS) e Paula Belmonte (Cidadania-DF).

No projeto de regulamentação, Dorinha detalha o funcionamento do Fundeb, que será operado em um modelo híbrido de distribuição dos recursos. A proposta é que, no primeiro ano do novo Fundeb, se mantenham as ponderações atuais quanto às etapas, modalidades, duração de jornada e tipos de estabelecimento de ensino. O repasse de recursos com base em desempenho será analisado depois.


Dorinha Seabra também foi relatora da proposta da Emenda Constitucional 108 (EC 108), que tornou o Fundo permanente. A EC 108 ampliou o repasse de recursos do governo federal subindo de 10% para 23%, de maneira gradual, chegando à porcentagem máxima em 2026.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação