Escolha a escola do seu filho

Atenção aos prazos na rede pública

Inscrições para o ano letivo de 2021 na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio da Secretaria de Educação do DF vão até domingo. O processo é on-line e gratuito

Samara Schwingel
postado em 10/12/2020 06:00
A administradora de empresas Silvania Oliveira está com a documentação preparada para renovar a matrícula dos dois filhos, Danilo dos Santos e Lucas Oliveira -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
A administradora de empresas Silvania Oliveira está com a documentação preparada para renovar a matrícula dos dois filhos, Danilo dos Santos e Lucas Oliveira - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

ais e responsáveis que desejam realizar ou renovar a matrícula dos filhos na rede pública de ensino do Distrito Federal para o ano letivo de 2021 têm até domingo para fazer as inscrições, pelo site da Secretaria de Educação do DF.


O período de registro vale tanto para a educação infantil e o ensino fundamental quanto para o ensino médio. A pasta alerta que é preciso estar atento aos prazos e se organizar com antecedência.
As inscrições para estudantes especiais terminaram na terça-feira e, entre 15 e 30 de dezembro, tanto pelo site da secretaria quanto pela Central 156, estará aberto o prazo para a educação de jovens e adultos (leia Para saber mais).


O secretário executivo da Educação, o professor Fábio Sousa, afirma que, até o momento, o sistema de inscrições virtual não registrou sobrecarga de acessos, mas, mesmo assim, ele ressalta que é importante que os responsáveis não deixem a adesão para a última hora.


“Trabalhamos para atender toda a demanda do DF. Ou seja, mesmo que o número de alunos inscritos aumente, temos como oferecer vagas para todos”, diz.


Porém, ele explica que existem complicações para quem perder algum dos prazos. “Os alunos que não se matricularem, seja qual for o motivo, terão de esperar o ano letivo começar para, então, identificarmos onde há vagas. Ele perderá, além de alguns dias de aula, a chance de escolher uma escola próxima a sua residência”, completa. Até segunda-feira, a secretaria havia contabilizado 27.606 inscrições.


Para fazer o cadastro da educação infantil ao ensino médio, é preciso ter documentos pessoais de identificação e endereço do aluno, o que possibilitará o direcionamento a uma vaga mais próxima à residência informada, conforme disponibilidade no sistema.


Além disso, no ato de cadastro, são pedidas informações como telefone e série que se pretende cursar. A inscrição só é concluída caso todos os dados sejam informados corretamente. Após a confirmação, será gerado um número de protocolo para acompanhamento do cadastro no próprio site da pasta.

Renovação

O procedimento para quem já é matriculado na rede pública de ensino é outro. A renovação é automática para os estudantes frequentes. Ou seja, cabe às secretarias escolares realizar a confirmação de matrícula desses alunos. Já o remanejamento escolar, para estudantes da rede que queiram mudar de escola, será feito por meio de pedido enviado para o e-mail da unidade em que a criança estuda. As solicitações podem ser feitas até 18 de dezembro.


Ouvindo as recomendações, a administradora de empresas Silvania Oliveira, 54 anos, está com a documentação preparada para renovar a matrícula dos dois filhos, Danilo dos Santos e Lucas Oliveira, ambos de 17 anos, na regional do Lago Norte.


“Lucas está indo para o 3º ano e o Danilo, para o 2º”, comenta. “A vaga deles é garantida e a documentação necessária é bem simples, o que me deixa mais tranquila. Além disso, a escola costuma avisar por e-mail as datas e os prazos”, diz.


Moradores também do Lago Norte, eles ingressaram no ensino público em 2020. “Por causa da pandemia, não consegui avaliar claramente como é o ensino na unidade, mas os meninos chegaram a dizer que o nível era excelente. Além disso, é perto de casa”, afirma Silvania. Por isso, e por questões econômicas, ela decidiu renovar a matrícula dos dois.

Resultados

Só a inscrição, porém, não garante a vaga no sistema de ensino público. É necessário ficar atento às datas de efetivação de matrícula. Em janeiro de 2021, será divulgado o resultado com os nomes dos aprovados para se matricularem no ano letivo e para qual unidade o inscrito foi direcionado. Em fevereiro, ocorrem as efetivações. O candidato que não cumprir essa etapa no prazo definido perderá a vaga, que será cedida para outro aluno.


O ano letivo está previsto para começar em 8 de março do ano que vem. Após quase um ano com aulas a distância, a expectativa da pasta é de que seja possível retornar à modalidade presencial. Porém, essa decisão depende do andamento da pandemia da covid-19 no DF.

Passo a passo

Saiba como renovar, fazer e efetivar matrícula na rede pública de ensino do DF

Calendário

13 de dezembro: Fim do período de inscrições para a rede regular
Janeiro de 2021: Divulgação dos aprovados para se matricularem
Fevereiro de 2021: Efetivação da matrícula
8 de março de 2021: Início do ano letivo

Documentos e informações para inscrição

> CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato à vaga
> Nome completo do candidato, conforme certidão de nascimento ou carteira de identidade
> Data de nascimento
> Nome da mãe, conforme certidão de nascimento ou carteira de identidade
> Nome do responsável legal pelo candidato. Caso o responsável seja a mãe, repetir o nome informado no item "D"
> CEP da residência ou do trabalho da mãe, do pai ou do responsável pelo(a) candidato(a), conforme preferência
> Endereço correspondente ao CEP informado
> Ano/série pretendido pelo candidato em 2021
> Informar número de telefone e e-mail

Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Para maiores de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e os maiores de 18 anos que deixaram de concluir o ensino médio e desejam finalizar os estudos em 2021, as inscrições para a EJA, tanto pelo site da secretaria quanto pela Central 156, vão ocorrer entre 15 e 30 de dezembro. As 14 coordenações regionais de ensino ofertam 1º, 2º e 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação