Enem nas telas

Documentário sobre Enem estreia nesta quinta-feira (14)

"Atravessa a vida" retrata a rotina de preparação dos alunos do 3º ano do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, no interior de Sergipe

Isabela Oliveira*
postado em 12/01/2021 11:11 / atualizado em 12/01/2021 12:31
 (crédito: Copacabana Filmes/Divulgação)
(crédito: Copacabana Filmes/Divulgação)

A pressão pela escolha do futuro, as dificuldades do ensino público no interior e os desafios enfrentados no último ano da educação básica estão presentes no documentário “Atravessa a vida”, que estreia nesta quinta-feira (14/1) nos cinemas.

O filme dirigido por João Jardim acompanha o cotidiano da turma do 3° ano do ensino médio do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias (SE) que se preparada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A edição deste ano do exame será aplicada em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). O Enem é a porta de entrada para várias instituições de ensino superior do país.

As filmagens ocorreram entre agosto e 11 novembro de 2018. Em abril de 2019, a equipe retornou para o fechamento do filme, além de mostrar quem tinha conseguido uma vaga pelo Enem ou não. O Centro de Excelência Dr. Milton Dortas é uma escola com mais de mil alunos, fora de alguma capital e também uma das poucas no Nordeste que ainda não tinham sido retratadas nos telões, segundo o diretor do longa, João Jardim.

 

Pôster do filme "Atravessa a vida", de João Jardim, que estreia nesta quinta (14/1)
Pôster do filme "Atravessa a vida", de João Jardim, que estreia nesta quinta (14/1) (foto: Copacabana Filmes/Divulgação)

 

Título surgiu de entrevistas com alunos

O filme é o segundo trabalho de João Jardim a abordar o temática da educação. “Pro dia nascer feliz” (2006) trazia histórias de estudantes de estados e classes sociais distintas sobre medos e anseios da vida escolar. Durante boa parte da produção do longa, segundo o diretor, eles colocaram o título provisório de "Pro dia nascer feliz 2", mas sabiam que não seria esse o entregue ao público.

“Quando eu conversava com alguns dos alunos sobre o momento de sair da escola, dois falaram que era um momento de ‘atravessar a vida’: sair da escola e entrar na vida adulta”, conta João Jardim. “A escola começa cuidando de você e sempre está ali amparando. Mas quando o aluno vai para a universidade, por exemplo, que é muito mais independente, não tem ninguém cuidando dele”, reflete.

 

João Jardim, diretor e produtor do documentário "Atravessa a vida"
João Jardim, diretor e produtor do documentário "Atravessa a vida" (foto: Copacabana Filmes/Divulgação)

 

O filme também se propôs em mostrar o cenário familiar brasileiro em que as mães são chefes de família e os pais são ausentes. Por meio do relato de três estudantes, foi possível ilustrar mais do que ausência e mágoas que guardam os estudantes, mas as dificuldades familiares e como elas refletem nos estudos.

Além das entrevistas, “Atravessa a vida” também traz cenas em que os alunos debatem em sala de aula temas importantes como suicídio, pena de morte e aborto.

Educação precisa ter sua relevância retomada

Para o diretor, o principal desafio em gravar o documentário foi contar uma história sem interferir, permitindo que esse universo escolar se revelasse para as câmeras sozinho. O longa norte-americano "High School", de Frederick Wiseman, de 1968, foi o primeiro documentário a trazer essa perspectiva de cinema direto, sem interferências.

Depois de ter feito o documentário “Pro dia nascer feliz”, a ideia de trazer a sala de aula para as telas novamente sempre esteve presente com o diretor. Ele queria mostrar a importância da escola para a formação dos estudantes, ainda mais no contexto atual, com a pandemia.

“O filme ganhou toda uma importância que talvez as pessoas nem enxerguem: a educação ficou em segundo plano. Por isso, o filme fala sobre a beleza de se formar na escola e faz um chamamento para esse lado de como a escola é relevante na vida das pessoas não só para atravessar a vida, mas na formação do ser humano”, pondera o diretor.

“Atravessa a vida” é uma produção da Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!. O filme teve sua estreia mundial no 25º Festival É Tudo Verdade.

Confira o trailer do filme, que estreia nesta quinta:

 

 

Ficha Técnica:

Diretor e produtor: João Jardim

Diretora de produção e produtora executiva: Gabriela Weeks

Assistente de produção: Fernanda Curi, Érika Saldanha

Estagiária de produção executiva: Thayná Ivo

Pesquisadora e assistente de direção: Carol Gonçalves

Diretor de fotografia: Dudu Miranda, João Atala

Fotógrafo adicional: Rafael Mazza

Assistente de câmera: Isadora Relvas

Técnico de som: Marcos Cantanhede

Técnica de som adicional Brasília: Olívia Hernadéz

Montadora: Fernanda Rondon

Assistente de edição: Liana Riente

Controller: Alcione Koritzky

Logger: Gabriel Lima

Still: Sora Maia, Fabio Seixo

Estagiária de edição: Vivian Vecchi

Composição de trilha sonora: Dado Villa-Lobos

Produção e distribuição: Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes

Coprodução: Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!

Produtores associados: Renée Castelo Branco; Dot e EliteCam

 

Personagens:

Daniela Silva (diretora da escola)

David Andrade

Flávia de Jesus

Lívia Costa

Vitoria Mirelle

Ramon dos Santos

Rayssa Rodrigues

Isolda Laís

 *Estagiária sob a supervisão da editora Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação