A pressão pela escolha do futuro, as dificuldades do ensino público no interior e os desafios enfrentados no último ano da educação básica estão presentes no documentário “Atravessa a vida”, que estreia nesta quinta-feira (14/1) nos cinemas.
O filme dirigido por João Jardim acompanha o cotidiano da turma do 3° ano do ensino médio do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias (SE) que se preparada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A edição deste ano do exame será aplicada em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). O Enem é a porta de entrada para várias instituições de ensino superior do país.
As filmagens ocorreram entre agosto e 11 novembro de 2018. Em abril de 2019, a equipe retornou para o fechamento do filme, além de mostrar quem tinha conseguido uma vaga pelo Enem ou não. O Centro de Excelência Dr. Milton Dortas é uma escola com mais de mil alunos, fora de alguma capital e também uma das poucas no Nordeste que ainda não tinham sido retratadas nos telões, segundo o diretor do longa, João Jardim.
Título surgiu de entrevistas com alunos
O filme é o segundo trabalho de João Jardim a abordar o temática da educação. “Pro dia nascer feliz” (2006) trazia histórias de estudantes de estados e classes sociais distintas sobre medos e anseios da vida escolar. Durante boa parte da produção do longa, segundo o diretor, eles colocaram o título provisório de "Pro dia nascer feliz 2", mas sabiam que não seria esse o entregue ao público.
“Quando eu conversava com alguns dos alunos sobre o momento de sair da escola, dois falaram que era um momento de ‘atravessar a vida’: sair da escola e entrar na vida adulta”, conta João Jardim. “A escola começa cuidando de você e sempre está ali amparando. Mas quando o aluno vai para a universidade, por exemplo, que é muito mais independente, não tem ninguém cuidando dele”, reflete.
O filme também se propôs em mostrar o cenário familiar brasileiro em que as mães são chefes de família e os pais são ausentes. Por meio do relato de três estudantes, foi possível ilustrar mais do que ausência e mágoas que guardam os estudantes, mas as dificuldades familiares e como elas refletem nos estudos.
Além das entrevistas, “Atravessa a vida” também traz cenas em que os alunos debatem em sala de aula temas importantes como suicídio, pena de morte e aborto.
Educação precisa ter sua relevância retomada
Para o diretor, o principal desafio em gravar o documentário foi contar uma história sem interferir, permitindo que esse universo escolar se revelasse para as câmeras sozinho. O longa norte-americano "High School", de Frederick Wiseman, de 1968, foi o primeiro documentário a trazer essa perspectiva de cinema direto, sem interferências.
Depois de ter feito o documentário “Pro dia nascer feliz”, a ideia de trazer a sala de aula para as telas novamente sempre esteve presente com o diretor. Ele queria mostrar a importância da escola para a formação dos estudantes, ainda mais no contexto atual, com a pandemia.
“O filme ganhou toda uma importância que talvez as pessoas nem enxerguem: a educação ficou em segundo plano. Por isso, o filme fala sobre a beleza de se formar na escola e faz um chamamento para esse lado de como a escola é relevante na vida das pessoas não só para atravessar a vida, mas na formação do ser humano”, pondera o diretor.
“Atravessa a vida” é uma produção da Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!. O filme teve sua estreia mundial no 25º Festival É Tudo Verdade.
Confira o trailer do filme, que estreia nesta quinta:
Ficha Técnica:
Diretor e produtor: João Jardim
Diretora de produção e produtora executiva: Gabriela Weeks
Assistente de produção: Fernanda Curi, Érika Saldanha
Estagiária de produção executiva: Thayná Ivo
Pesquisadora e assistente de direção: Carol Gonçalves
Diretor de fotografia: Dudu Miranda, João Atala
Fotógrafo adicional: Rafael Mazza
Assistente de câmera: Isadora Relvas
Técnico de som: Marcos Cantanhede
Técnica de som adicional Brasília: Olívia Hernadéz
Montadora: Fernanda Rondon
Assistente de edição: Liana Riente
Controller: Alcione Koritzky
Logger: Gabriel Lima
Still: Sora Maia, Fabio Seixo
Estagiária de edição: Vivian Vecchi
Composição de trilha sonora: Dado Villa-Lobos
Produção e distribuição: Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes
Coprodução: Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!
Produtores associados: Renée Castelo Branco; Dot e EliteCam
Personagens:
Daniela Silva (diretora da escola)
David Andrade
Flávia de Jesus
Lívia Costa
Vitoria Mirelle
Ramon dos Santos
Rayssa Rodrigues
Isolda Laís
*Estagiária sob a supervisão da editora Ana Sá