O secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, declarou o encerramento do ano letivo de 2020 nesta quinta-feira (28/1). A coletiva de imprensa, promovida no Palácio do Buriti, foi transmitida ao vivo pelo YouTube no canal EducaDF SEEDF.
As atividades escolares da rede pública começaram em 10 de fevereiro de 2020, mas foram suspensas em 11 de março devido à pandemia. As aulas foram retomadas em 13 de julho no formato remoto. De acordo com o secretário, professores se reinventaram para manter uma educação de qualidade e o modelo on-line foi um sucesso.
O início do ano letivo de 2021 está marcado para 8 de março, mas o formato ainda não foi definido pela Secretaria de Educação (SEEDF) e depende de uma série de variantes, como o andamento do cronograma de vacinação. Na coletiva, Cruz declarou que todos os profissionais da educação serão vacinados.
Em dezembro de 2020, a secretaria editou um decreto com as definições dos 200 dias de atividades previstas para 2021. A medida prevê a reposição de aulas aos sábados durante 11 semanas.
Para este ano, o objetivo será recuperar conteúdos que não foram alcançados e resgatar o vínculo entre alunos e professores. O retorno presencial ao ambiente escolar de forma organizada e planejada está em discussão.
Lançamento do programa Virando o Jogo na Educação
Durante a coletiva, Leandro anunciou o lançamento do programa Virando o Jogo na Educação. O projeto vai começar com o retorno das aulas e busca reparar os danos causados pela pandemia no andamento das atividades escolares em 2020.
O programa será composto por ações culturais, sociais, esportivas e educativas para tratar os prejuízos no desenvolvimento pedagógico e psicológico dos estudantes. O plano é que o Virando o Jogo na Educação dure por, pelo menos, 10 anos.
Veja como foi a entrevista coletiva: