Volta às aulas

70% das escolas particulares voltaram às aulas com 50% dos alunos presencialmente

Cerca de 20% dos colégios retomaram na última semana e outros 50% nesta segunda-feira (1º/2). Outras instituições ainda retornam no decorrer da semana

Isabela Oliveira*
postado em 01/02/2021 18:21 / atualizado em 01/02/2021 18:53
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Mais da metade das instituições de ensino particulares retornaram às aulas nesta segunda-feira (1º/2), segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF). Cerca de 20% já tinham voltado ao funcionamento na última segunda-feira (25/1). Com isso, nesta semana, 70% das escolas particulares estão reabertas presencialmente. Dentro desse total de escolas, metade dos alunos está frequentando aulas presenciais.

As unidades oferecem aos alunos a opção de ensino remoto ou presencial, sendo que, agora, a estimativa é de que metade dos estudantes estão no formato a distância e metade deles estão frequentando as escolas. Segundo Ana Elisa Dumont, presidente do Sinepe, as escolas oferecem, além de ensino de qualidade, um ambiente seguro apesar da pandemia.

“O que nós temos visto é uma maior procura dos pais pelo ensino presencial. Em 2020, tínhamos cerca de 30% dos alunos no ensino presencial. Para 2021, temos cerca de 50% desses alunos”, afirma. “Isso demonstra que o serviço prestado pelas escolas particulares tem sido feito de forma responsável e segura.”

 

Pais aprovam retorno presencial com respeito às normas de higiene


Alexandre Veloso, presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa-DF), acredita que o retorno presencial é fundamental para a recuperação “plena” do conteúdo e do emocional das crianças e adolescentes. “A gente acredita que é importante dar continuidade à aprendizagem”, afirma.

Alexandre também reforça a importância de que as instituições de ensino sigam todos as medidas sanitárias. “Exigimos que os protocolos sejam rigorosamente respeitados, porque, infelizmente, observamos em outros setores um relaxamento e uma negligência na fiscalização”, cobra.

 

"Retorno seguro"

 

Colégio Marista João Paulo II aferiu a temperatura dos estudantes na entrada da escola
Colégio Marista João Paulo II aferiu a temperatura dos estudantes na entrada da escola (foto: Marista/Divulgação)

 

Marcos Scussel, diretor geral do Colégio Marista João Paulo II, conta que todos os professores foram capacitamos e fizeram testes de covid-19 para acolher 60% das famílias que optaram pelo retorno presencial. A escola se organizou com protocolos de biossegurança para garantir a segurança de todos. 

"Ampliamos o número de salas de aula para poder acolher a todos que fizeram a opção de retornar neste momento. Cuidamos dos espaços para que os ambientes fossem desinfectados", explica o gestor.

Além disso, a equipe pedagógica fez reuniões com pais e alunos para explicar os protocolos a serem seguidos. "Estamos tendo um início de ano letivo muito tranquilo tanto para quem está retornando como também para quem está acompanhando de forma on-line", diz. 


Sigma aposta em consultoria para garantir biossegurança


O Colégio Sigma manterá o esquema de rodízio entre os estudantes e também adotará um plano elaborado em parceria com a Consultoria Einstein para covid-19, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Em 2020, o colégio iniciou uma consultoria com profissionais do Albert Einstein, que contou com a validação, por uma equipe multidisciplinar, das condutas de segurança e rotinas preventivas adotadas, baseadas em protocolos internacionais. A consultoria inclui treinamentos para a equipe pedagógica e administrativa com foco no reforço dos protocolos e gestão de dados de acompanhamento médico.

"Estamos atendendo tudo que prevê o decreto que diz respeito ao retorno às aulas presenciais e o nosso objetivo com a parceria com o Einstein é garantir ainda mais a segurança dos nossos colaboradores, professores e famílias Sigma. São soluções, validadas por médicos respeitados em todo o Brasil, que impactarão positivamente o dia a dia da escola diante do atual cenário que estamos vivendo", destacou Carol Darolt, diretora pedagógica da unidade da 912 Sul.

No Sigma, nesta terça (2/2), retornam às aulas os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio; na quarta (3/2), os alunos dos anos iniciais; e, em 8 de fevereiro, os da educação infantil. As famílias, junto aos alunos, poderão escolher entre permanecer no ensino remoto ou voltar a frequentar a escola.


*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação