Educação

Mais duas escolas do DF são incluídas no modelo "militarizado"

Portaria Conjunta desta terça-feira (2/2) inclui o Centro de Ensino Fundamental 5 do Gama e o Centro de Ensino 416 de Santa Maria no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do governo federal

Correio Braziliense
postado em 02/02/2021 19:30
Ao todo, serão 12 escolas que seguirão o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) do Governo Federal -  (crédito: Augusto Fernandes/Esp. CB/D.A Press)
Ao todo, serão 12 escolas que seguirão o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) do Governo Federal - (crédito: Augusto Fernandes/Esp. CB/D.A Press)

As Secretarias de Educação e da Segurança Pública do Distrito Federal acrescentaram o Centro de Ensino Fundamental 5 do Gama e o Centro de Ensino 416 de Santa Maria ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) do governo federal. A publicação, na edição desta terça-feira (2/2) do Diário Oficial do DF (DODF), revoga a Portaria conjunta nº 9, de 12 de setembro de 2019, e mantém os colégios do GDF que seguiam o modelo “militarizado” anteriormente.

Entre as 10 escolas que funcionam no sistema, sete são geridas pela Polícia Militar: CEF 1 do Riacho Fundo 2, CEF 3 de Sobradinho, CEF 308 do Recanto das Emas, CEF 01 da Estrutural, CEF 07 da Ceilândia, Centro Educacional Condomínio Estância 3 de Planaltina e o CEF 01 do Itapoã. E, três, pelo Corpo de Bombeiros do DF: CEF 19 de Taguatinga, CEF 1 do Núcleo Bandeirante e CEF 407 de Samambaia.

De acordo com a portaria conjunta, entre os objetivos das escolas de gestão compartilhada estão aumentar as taxas de aprovação dos estudantes na rede pública de Ensino do Distrito Federal, assim como o acesso a instituições de ensino superior, bem como proporcionar maior inserção desses estudantes no mundo do trabalho. Além disso, reduzir as taxas de reprovação, abandono e evasão escolar dos estudantes, alcançar e superar as metas estabelecidas, nas unidades escolares, para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

E, ainda, facilitar a construção de valores cívicos e patrióticos, aumentar a disciplina e o respeito hierárquico. Formar os discentes com o escopo de prepará-los para o exercício da plena cidadania, conscientes de seus deveres e direitos, e obter avanços nos parâmetros de segurança pública cidadã na comunidade escolar, por meio da participação integrada da sociedade e dos órgãos públicos, também estão entre os objetivos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação