PEC Emergencial

PEC Emergencial: Bittar retira os cortes na educação e na saúde

Após pressão da sociedade civil e entidades estudantis, o relator Márcio Bittar retirou os cortes da proposta de emenda à constituição. Novo texto deverá ser apresentado

Eu Estudante
postado em 26/02/2021 18:04 / atualizado em 26/02/2021 19:04
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Após pressão de entidades estudantis, sindicalistas e senadores de oposição, o senador Márcio Bittar retirou, nesta sexta-feira (26), os cortes na saúde e na educação do texto da PEC 186, que destinaria os recursos para o auxílio emergencial.


Para o relator, a PEC poderia ser derrotada caso insistisse nos cortes. Dessa forma, gastos mínimos com saúde e educação são mantidos. Novo texto da proposta de emenda à constituição deverá ser apresentado.


Protestos pressionaram o senado


Contrários aos cortes da educação sugeridos pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), manifestantes foram às ruas para pressionar contra a PEC Emergencial.

Na última quinta-feira (25), houve manifestações em frente ao Senado Federal e em outras 15 cidades brasileiras.


Vitória para a educação


Nas redes sociais, o deputado federal Marcelo Freixo (Partido Socialismo e Liberdade/PSOL - RJ), comemorou o recuo em tom de vitória. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) também se manifestaram a favor.

 


 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por UBES (@ubesoficial)





Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação