Saeb

Diretores e outros interessados podem acessar microdados do Saeb 2019

Informações sobre séries do ensino fundamental e do ensino médio servem para apoiar gestores escolares, pesquisadores e instituições a planejar melhorias para a educação brasileira

EuEstudante
postado em 26/02/2021 20:49
Microdados disponibilizados pelo Inep são referentes ao ano de 2019 -  (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Microdados disponibilizados pelo Inep são referentes ao ano de 2019 - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, que oferece base para a melhoria do ensino no país por meio de testes e questionários aplicados a estudantes.

Os microdados são um conjunto de informações que permite a gestores, pesquisadores, instituições e outros interessados fazer análises para apoiar o planejamento de ações de melhorias nas escolas. Os dados também possibilitam a formulação e a avaliação de políticas públicas na área educacional, visando contribuir com a melhoria da qualidade, equidade e eficiência da educação básica brasileira.

Os microdados disponibilizados pelo Inep trazem informações referentes aos resultados do 2º, do 5º e do 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática. No caso do 9º, foram disponibilizadas análises sobre o desempenho em ciências humanas e da natureza. Também foram divulgados dados do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.

O Saeb de 2019 contou com a participação de 5.749.394 estudantes, 81,26% dos 7.074.919 estudantes previstos para a avaliação. Ao todo, 73.319 escolas participaram, sendo 2.606 escolas particulares sorteadas para compor a amostra desta edição. Das 70.713 escolas públicas, 62.668 tiveram resultados divulgados para pelo menos uma das séries avaliadas.

Acesse os Microdados do Saeb 2019 

 

*Com informações do Inep

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação