MEC

Secretária de Educação Básica do MEC pede demissão

A professora Izabel Lima Pessoa estava no cargo desde agosto do ano passado

Eu Estudante
postado em 29/03/2021 18:23 / atualizado em 29/03/2021 19:50
 (crédito: Eugênio Barreto/Secretaria de Educação de Sergipe)
(crédito: Eugênio Barreto/Secretaria de Educação de Sergipe)

A secretária de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Izabel Lima Pessoa, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira (29/3). A SEB é uma das mais importantes secretarias da pasta e Izabel  não era ligada à ala ideológica do ministério.


A saída ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas já é dada como certa nos bastidores do Ministério. A princípio, sua saída foi causada por motivos pessoais.


Izabel é doutora em política social, mestre em desenvolvimento sustentável, especialista em gestão de políticas de ciência e tecnologia, além de graduada em Letras.


A secretaria está no MEC desde 1990 e é especialista em formação de professores. Ela ocupava o cargo de secretária de Educação Básica desde agosto do ano passado, quando substituiu Ilona Becskehazy.


Antes de assumir a SEB, Izabel era diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, um dos braços da Secretaria.


Até o fechamento desta matéria, o MEC não confirmou o pedido de desmissão.


Além de Izabel, esta segunda-feira foi marcada pela saída de dois ministros do governo de Bolsonaro. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu o general Fernando Azevedo e Silva do cargo de ministro da Defesa. Já o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão após pressão do Congresso Nacional.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação