O Ministério da Educação (MEC) lançou o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe), na manhã desta quarta-feira (14/4). O documento tem como objetivo sintetizar o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização para melhorar a qualidade das políticas públicas na área.
Segundo o Milton Ribeiro, sem a alfabetização é impossível progredir na vida acadêmica, pois "nós precisamos aprender a ler, para depois ler para aprender". Além disso, ele destaca que o Renabe é uma prestação de contas com a população brasileira, para que todos possam entender o que vem sendo feito pelo ministério.
"Todos nós vimos a realidade em que crianças estavam praticamente analfabetas, mesmo frequentando as escolas", pontou o ministro, durante o lançamento do relatório. "Entendemos que dar centralidade às política públicas de alfabetização no processo de melhoria do ensino é escolha sábia e acertada."
O secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, destacou três aspectos para garantia da alfabetização das crianças: politicas públicas de qualidade, melhor qualificação dos professores e o uso de abordagens baseadas em evidências científicas.
"O Renabe é um produto que visa justamente se torna um instrumento de apoio aos formuladores de políticas, aos profissionais da educação, professores, auxiliares e aos pais para que essas pesquisas científicas consolidadas possam servir de base para esse caminhar numa nova realidade da alfabetização", disse.
Confira a cerimônia de lançamento na íntegra:
Renabe deve servir de base para produção científica no campo
O Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe) foi elaborado a partir do trabalho de especialistas de vários países durante a 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências, ocorrida em outubro de 2019, como parte das ações de implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Para o secretário-geral do MEC, o relatório é uma entrega para consolidar os objetivos da PNA.
Ao todo, o documento é composto por 11 capítulos e serve para que o país possa calibrar programas e ações acerca da alfabetização. Ao final do relatório, cada um dos pesquisadores propõe recomendações para a educação do país.
O conteúdo do documento abrange uma diversidade de disciplinas e temáticas como ciências cognitivas, neurobiologia, aprendizagem e ensino da literacia e da numeracia, formação de professores e avaliação.
Para conferir o relatório completo, clique aqui.
*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá