#29M nas ruas

Entidades estudantis convocam manifestação contra o governo Bolsonaro

Atos ocorrem contra cortes no orçamento da educação e pesquisa, por auxílio emergencial e vacina. Entidades como Ubes, UNE e Anpg mobilizam estudantes

EuEstudante
postado em 27/05/2021 14:49 / atualizado em 27/05/2021 15:06
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

No próximo sábado (29), ocorrerão manifestações em todo o Brasil contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. As entidades estudantis União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduados (Anpg) mobilizaram estudantes e a sociedade contra os cortes no orçamento da educação em 2021.

As entidades também se mobilizam em contraposição à iminência de fechamento de universidades e institutos federais que estão sem verbas para atravessar o ano e cortes de bolsas de pesquisa. Movimentos sociais e sindicais também aderiram à data.

Para Iago Montalvão, presidente da UNE, a mobilização não significa que os manifestantes abandonarão as recomendações da ciência. "O fato é que se esse governo segue, mais vidas estão em risco e há ainda a intensificação da crise social, da fome e miséria, da qual ele não apresenta qualquer solução, ao contrário promove cortes", explica Iago.




Para Rozana Barroso, presidente da Ubes, a decisão de tomar às ruas é a via necessária para garantir o futuro de toda uma geração. Nas redes sociais, Rozana explicou que, com 20% de cortes orçamentários, institutos federais só funcionarão até setembro de 2021 e chama os estudantes para a manifestação. Confira:



Os cortes orçamentários da pesquisa e a possibilidade de milhares de pesquisadores não receberem suas bolsas, mobilizaram também os pós-graduandos para às ruas no sábado. As entidades recomendam: levar álcool em gel, usar máscara PFF2 e manter o distanciamento social.

Confira os locais com atos confirmados (em constante atualização):

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação