Novos uniformes

DF divulga novos uniformes de alunos da rede pública para ano letivo de 2022

Os antigos uniformes, contudo, poderão ser usados em 2022 pelos estudantes. Em 2023, no entanto, o novo uniforme será obrigatório para todos alunos da rede pública de ensino

Pablo Giovanni*
postado em 10/12/2021 17:44 / atualizado em 10/12/2021 17:44
 (crédito: SES-DF)
(crédito: SES-DF)

A partir de 2022, os alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal terão novos uniformes. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (10/12) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), em portaria conjunta com a secretária Hélvia Paranaguá.

De acordo com a Secretaria de Educação, a mudança será gradativa e, por isso, o modelo antigo usado atualmente será permitido em 2022. Em 2023, contudo, o novo uniforme será obrigatório. “Faz alguns anos que o uniforme não é atualizado. Então aconteceu de muitas escolas começarem a oferecerem modelos próprios, que passaram a coexistir com o modelo atual da rede. A atualização da padronização dos uniformes tem por objetivo dar segurança ao ambiente escolar e reforçar o sentido de uma grande rede de educação pública”, explica Júlio Moronari, chefe da Unidade de Apoio às Coordenações Regionais de Ensino.

Os novos modelos serão de manga curta, unissex, na cor azul pantone e com gola arredondada; camiseta regata unissex, na cor azul pantone, com gola arredondada; e casaco com capuz, na cor azul marinho, com zíper frontal do sacado, também da cor azul marinho. Todos os modelos terão a bandeira do Distrito Federal no lado esquerdo do uniforme, além do nome da escola. “Além da praticidade para os estudantes, a identificação e controle de organização das escolas se tornam mais assertivas. Se constrói um sentimento de pertencimento, fortalece os vínculos com a escola, gera mais respeito e igualdade”, observou Júlio Moronari.

*Estagiário sob a supervisão de Ana Luisa Araujo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação