OBMEP

Inscrições para OBMEP 2022 acabam nesta quinta-feira (17)

Prova da primeira etapa tem data prevista para junho e o resultado final deve ser divulgado em dezembro. As escolas devem preencher um formulário disponível no site da competição

Eu Estudante
postado em 14/03/2022 19:42 / atualizado em 16/03/2022 21:04
 (crédito: Marcus Claussen/OBMEP/Divulga??o)
(crédito: Marcus Claussen/OBMEP/Divulga??o)

As inscrições para as escolas de todo país participarem da  17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terminam nesta semana, na quinta-feira (17). As provas são aplicadas  em junho. Os estudantes precisam estar entre o 6º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. As inscrições são feitas pelos representantes das escolas.

As provas são realizadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e a Olimpíada é dividida em duas fases. Na primeira fase, os estudantes precisam realizar uma prova objetiva de 20 questões. Os estudantes que passarem para a segunda fase, devem fazer uma prova discursiva de seis questões.

Todos os exames são preparados de acordo com o grau de escolaridade do aluno, divididos entre nível 1 para alunos do 6º e 7º anos, nível 2 para os que estão 8º e 9º anos e nível 3 para o ensino médio. Para participar, as escolas públicas e privadas de todo o país precisam preencher um formulário disponível no site da OBMEP.

A primeira fase da OBMEP tem data prevista para 7/6 e os classificados para a próxima etapa serão divulgados em agosto. Em outubro, serão aplicadas as provas da segunda fase da competição, e o resultado final da premiação será anunciado apenas em dezembro.

A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras. Luccas de Souza Mendes, 13 anos, foi medalhista de ouro na última edição e logo na sua estreia em uma OBMEP. “A olimpíada me tirou da zona de conforto ao testar o raciocínio e criatividade de uma forma inédita”, resume o aluno morador de Boca do Acre, no interior do Amazonas.

A estudante do Rio de Janeiro Giovanna Gualberto de Melo, 14, comemorou seu segundo ouro na Olimpíada. “Ser medalhista dá uma certa bagagem para o futuro, porque isso mostra que, desde pequena, venho me esforçando e me dedicando aos estudos”, comenta. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação