ENSINO MÉDIO 2022

Novo Ensino Médio: confira dicas para aproveitar disciplinas

O novo modelo de base curricular exige que os estudantes façam escolhas difíceis. Por isso, especialista dá dica de como tornar o processo mais fácil

Correio Braziliense
postado em 17/03/2022 18:49 / atualizado em 18/03/2022 13:54
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O Novo Ensino Médio começou a ser implantado oficialmente no início do semestre letivo nas escolas públicas e particulares brasileiras. As mudanças incluem o aumento da carga horária, ensino técnico implantado,  disciplinas, oficinas e projetos escolhidos pelo próprio estudante. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2021 (Pnad), pelo menos 74,9% dos jovens estão cursando o ensino médio. O Novo Ensino Médio foi elaborado a partir da perspectiva de aumentar a motivação dos estudantes para a formação da vida profissional.

Na nova base curricular, os alunos poderão escolher a área em que mais se identificam para começar a vida profissional. São os itinerários formativos. Com base nisso, a empresa desenvolvedora de materiais didáticos complementares, BEI Educação, elaborou algumas dicas de especialistas para os estudantes que estão no Novo Ensino Médio.

Segundo Áquila Barros, especialista e gestor de projetos da empresa, os estudantes precisam ter interesse pelo itinerário escolhido. Segundo ele, “os itinerários formativos não são feitos para colocar estudantes em caixas e os prender em uma falsa ideia do que “merece” ser estudado”. É importante que o aluno não se sinta na obrigação de realizar alguma aula que não lhe interessa.

Áquila Barros aconselha os estudantes a usarem os itinerários como teste para uma futura escolha profissional. “Ingressar em um determinado curso e, após algum tempo perceber que não se sente motivado dentro dele, é uma situação bastante comum e desgastante em meio aos jovens” explica. Para o especialista, “os itinerários podem servir como uma simulação prática do que o jovem irá estudar em determinado curso, então, essa é uma grande vantagem para testar escolhas profissionais”, completa.

O estudante também precisa estar aberto a novas opções e conhecimentos. “Estudantes que diversificam sua vivência escolar só têm a ganhar, uma vez que expandem, em conjunto, sua visão de mundo e repertório sociocultural”, explica Áquila. A conversa com professores e psicólogos também pode facilitar essa escolha. A orientação é que os alunos procurem auxílio com os profissionais de suas instituições.

A última dica é interagir com colegas e fortalecer laços. Para Barros, é importante enriquecer a quantidade de assuntos dominados por alunos e as disciplinas opcionais são boas oportunidades para o processo de aprendizagem do processo de trabalhar em grupo.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação