Escolas públicas

Escolas do Distrito Federal recebem autores de livros

Projeto "Histórias no ambiente escolar" contemplará mais de 5 mil estudantes de 40 escolas da rede pública

Correio Braziliense
postado em 28/03/2022 18:49 / atualizado em 28/03/2022 21:10
 (crédito:  SP/História na Sua Escola - Imprensa )
(crédito: SP/História na Sua Escola - Imprensa )

Com o objetivo de estimular atividades artísticas e literárias no ambiente escolar, 40 unidades da rede pública de ensino do Distrito Federal recebem as atividades do projeto “História na sua Escola”. Realizada pelo Instituto Latinoamerica e pela ABÈBÈ Produção, a iniciativa promove debates com autores de livros infantojuvenis e contação de histórias, além de um concurso literário.


A programação tem início em 14 de março e contempla alunos da educação infantil e do ensino fundamental I e II. Ao fim das atividades, serão doados 1.900 livros. As atividades serão realizadas de forma on-line, em escolas de 31 regiões administrativas do DF (exceto o Plano Piloto). O material será disponibilizado para o público no canal do Instituto Latinoamerica, no YouTube, após o término do projeto nas escolas.


"A ideia é deixar uma semente que germine e motive a escola a gerar ações como essa. Queremos trazer estímulos para que eles contem suas próprias histórias e sintam-se motivados a isso, ao mesmo tempo em que mobilizamos estudantes, pais e a comunidade escolar em prol da literatura ", explica Ester Braga diretora da ABÈBÈ Produções uma das idealizadoras do projeto.


A iniciativa trará diversos autores para um bate-papo com os alunos e fazer uma contação de história online, com histórias e formas de serem contadas para crianças.


“Esses bate-papos são muito importantes para que os alunos percebam que os autores são pessoas como eles e possam se identificar e projetar essa vivência na criação de seus próprios conteúdos artísticos e literários”, avalia Tino de Freitas, curador do projeto. Cada escola, receberá para sua biblioteca 10 livros dos autores participantes. Ao todo, serão doados 400 exemplares.

CONCURSO LITERÁRIO


De 1º de março a 1º de abril, a organização recebe o material selecionado pelas escolas. Os alunos da educação infantil, ainda não letrados, farão ilustrações de animais do Cerrado. Já o ensino fundamental I terá como mote “Diversidade e Inclusão”. Os estudantes do ensino fundamental II escreverão sobre os “Patrimônios Culturais Imateriais” brasileiros, que apontam as diversidades que existem nas formas de expressão, nas celebrações e nos modos de fazer, registrados de Norte a Sul do país.


O objetivo, segundo a coordenadora do projeto, Ester Braga, é que o concurso revele aos jovens autores um talento que eles ainda desconheciam em si mesmos para a produção de conteúdo literário. As histórias serão avaliadas por escritores renomados, indicados ao Prêmio Jabuti, e os textos vencedores se tornarão um livro. Cada escola vencedora, receberá 500 exemplares da edição final, totalizando 1500 livros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação