7 de abril

Dia Nacional de Combate ao bullying convida à reflexão

Família e escola devem promover diálogo constante com as crianças, adolescentes e jovens sobre o tema, alerta educador

Correio Braziliense
postado em 07/04/2022 15:12
 (crédito: Colégio Marista/Divulgação)
(crédito: Colégio Marista/Divulgação)


7 de abril é o Dia Nacional de Combate ao bullying e à Violência na Escola. Um momento oportuno para refletir e buscar soluções para esse tipo de agressão física e psicológica, que pode desencadear transtornos físicos e até mesmo tragédias. “O bullying não é brincadeira, deve ser combatido. A família e a escola devem estar atentas e promover um diálogo constante com as crianças, adolescentes e jovens sobre o tema”, alerta o professor de Interioridade e Projeto de Vida do Colégio Marista Asa Sul, João Carlos de Paula.


Nessa perspectiva, o professor organizou uma série de atividades com alunos, que estão sendo desenvolvidas ao longo do ano. Netsa semana, os estudantes produziram cartazes contra a prática de bullying e afixaram nos corredores do colégio. Na programação ainda constam rodas de conversa sobre e a produção de uma peça de teatro sobre o tema.

Diálogo

“Uma de nossas missões como educadores é buscar soluções práticas para que o bullying seja debatido, aprofundado, combatido e eliminado nas escolas. A resposta ocorre por meio da acolhida, da escuta atenta, do diálogo com os estudantes (vítimas, agressores ou espectadores) e do fortalecimento da cultura de paz ou do bem viver”, indica.

A data foi escolhida para lembrar em 7 de abril de 2011, quando um ex-aluno invadiu a escola municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, no Rio Janeiro, e atirou contra os alunos, deixando 12 mortos e 20 feridos. O atirador, que havia sido vítima de bullying quando aluno daquela escola em sua adolescência, cometeu suicídio logo após a ação. A tragédia ficou conhecida como o Massacre de Realengo.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação