ASTRONOMIA

USP abre inscrições para curso gratuito de Astronomia para meninas

O projeto Astrominas pretende facilitar o acesso de meninas de 14 a 17 anos na área de exatas. Inscrições abertas até 29 de maio

Eu Estudante
postado em 05/05/2022 18:05
Equipe de coordenação do projeto Astrominas -  (crédito: Divulgação Astrominas)
Equipe de coordenação do projeto Astrominas - (crédito: Divulgação Astrominas)

A Universidade de São Paulo (USP) abre as inscrições para a edição de 2022 do projeto Astrominas, desenvolvido em 2019 por um grupo de mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da universidade. O objetivo é estimular o acesso de jovens à universidade, por meio do contato com mulheres cientistas, incentivando essas alunas a escolha e manutenção das carreiras de ciência e tecnologia e, ao mesmo tempo, desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para o público feminino.

Segundo dados do IBGE, no Brasil, exatos 13,3% dos alunos do curso de computação e tecnologia da informação e comunicação são mulheres e a presença feminina ainda é baixa em cursos de engenharia e profissões correlatas, totalizando 21,6% de graduandas.

Para se inscrever, as interessadas devem acessar o formulário no site do evento até 29 de maio. Como nas edições anteriores, o curso é gratuito, totalmente on-line e aberto para meninas de todo o país. Os pré-requisitos para participar do projeto são: se identificar com o gênero feminino (cis ou trans), ter entre 14 e 17 anos completos até 30 de junho e estar regularmente matriculada em uma escola de educação básica pública ou privada.

O curso inclui palestras de astronomia, física, geociência, astrobiologia, ciências atmosféricas e matemática. Além disso, as atividades são interativas e incluem rodas de conversa, experimentos e atividades com astrônomas e cientistas brasileiras que participam de pesquisas de ponta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação