Conubes

Brasília sedia maior encontro presencial de estudantes da América Latina

Entre os dias 12 e 15 de Maio, no ginásio Nilson Nelson, mais de 5 mil estudantes de todo o país participam do 44º Conubes

Eu Estudante
postado em 06/05/2022 18:00 / atualizado em 12/05/2022 16:18
Mais de 5 mil estudantes de todo o país devem participam do 44º Conubes -  (crédito: Ubes/Divulgação)
Mais de 5 mil estudantes de todo o país devem participam do 44º Conubes - (crédito: Ubes/Divulgação)

Brasília será palco do maior encontro de estudantes secundaristas da América Latina. A partir desta quinta-feira (12/5), até domingo (15), no ginásio Nilson Nelson, mais de 5 mil estudantes de todo o país participam do 44º Congresso da Ubes (Conubes) para debater a conjuntura política e a educação do país. O evento é  realizado com o apoio institucional da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal.

Este será o primeiro grande evento presencial da Ubes com jovens estudantes de todos os estados, desde março de 2020. Entre as participações confirmadas estão os deputados federais Sâmia Bonfim (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Orlando Silva (PCdoB).

Sob o tema regente "Pra fazer o Brasil uma sala de aula", os desafios e a atual situação da educação irão permear os debates e as decisões da Ubes para o próximo período.

Na pauta, Enem, ensino médio e técnico, financiamento, combate ao racismo e políticas públicas. Além disso, durante o evento haverá eleição para a nova direção da entidade.

Os estudantes de educação básica (ensino fundamental e médio), técnico e pré-vestibular de todo o país podem se inscrever para participar. A taxa é de R$ 100 (até o dia 11 de maio) e dá acesso aos debates, eventos culturais, alimentação, hospedagem em alojamento e transporte entre os locais em Brasília.

O processo eleitoral para a nova diretoria da UBES, começa com as eleições em urna para delegados nas instituições de ensino.

São organizadas comissões formadas por três estudantes (para instituições que possuam grêmio estudantil) ou por cinco alunos (onde não existe grêmio).

A entidade possui hoje mais de 5 mil escolas credenciadas, que foram habilitadas no mês de março.
Os representantes eleitos (delegados) de cada instituição votarão durante a plenária final no Conubes.

Para saber mais, acesse: pagamentos.congresso da ubes.org.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação