INCLUSÃO

Escolas católicas adotam o Programa de Educação Individualizado (PEI)

Especialista diz que PEI é uma ferramenta indispensável para a inclusão de alunos com necessidades especiais

Eu Estudante
postado em 10/05/2022 19:01 / atualizado em 11/05/2022 09:42
"As escolas precisam ter a excelência na formação integral humana", explica Roberta Guedes - (crédito: Abec/Divulgação)

As escolas católicas de todo o país são referências no Programa de Educação Individualizado (PEI), previsto pelo Sistema de Educação Inclusivo para Crianças com Necessidades  Educacionais Especiais (PNE). De acordo com especialistas, o plano é indispensável para garantir o processo de aprendizagem no ambiente escolar de forma inclusiva.

O Pei é um documento desenvolvido em conjunto pelos professores e coordenadores pedagógicos a partir de uma avaliação de um estudante PNE. Para entrar em ação, o plano precisa ser aprovado pelos pais do aluno, caso seja menor de idade. Para a professora Roberta Guedes, Gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), ter o PEI é “garantir que esse jovem vai seguir na sua individualidade e ter potencializadas as suas habilidades”, defende Roberta.

Para a pedagoga, a adoção da educação inclusiva faz bem para toda a comunidade educacional e externa. “Enquanto instituições confessionais católicas, acreditamos que as escolas precisam ter a excelência na formação integral humana. Se não contribuímos com a formação integral do estudante, não conseguimos realizar uma educação de qualidade social”, explica Roberta Guedes. Segundo ela, o programa traz grandes impactos nas escolas católicas, contribuindo também para a formação dos estudantes enquanto cidadãos.

Outra pedagoga, a especialista em educação inclusiva, Aline Novais Ximenes “é fundamental que a sociedade e a comunidade educacional compreendam a importância da oferta de uma educação com equidade para estudantes com necessidades educacionais especiais”, argumenta. De acordo com Aline, a inclusão exige atendimentos de acordo com a demanda. O PEI também atende crianças com altas habilidades e outras especificidades intelectuais.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação