Equação

Dúvidas de estudantes sobre matemática são esclarecidas em publicação

Disponibilizado gratuitamente, tratado envolveu milhares de estudantes e professores de escolas públicas do ensino fundamental

Eu Estudante
postado em 11/05/2022 17:49 / atualizado em 11/05/2022 18:48
 (crédito: Divulgação/Instituto TIM)
(crédito: Divulgação/Instituto TIM)

Com o objetivo de qualificar o ensino da matemática no Brasil, o Instituto TIM lançou o livro Matemática é Liberdade: The Math Circle e O Círculo da Matemática do Brasil, resultado do projeto “O Círculo da Matemática do Brasil”, realizado entre 2013 e 2019, que adaptou e aperfeiçoou à realidade brasileira a abordagem The Math Circle.

Criada pelos professores Kaplan, da Universidade de Harvard, a publicação reúne, em 340 páginas, erros, conjecturas, exemplos e contraexemplos dados pelas crianças. Segundo os autores, ingredientes-chaves na reflexão e fundamentação do pensamento.

De acordo com os autores, a ideia central é “diga-me e vou esquecer, pergunte-me e vou descobrir”. O projeto envolveu 27.210 estudantes e 4.747 professores de 276 escolas públicas do 2º ao 4º ano do ensino fundamental.

A publicação tem a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e está disponível gratuitamente no site https://institutotim.org.br/wp-content/uploads/2022/04/381141por.pdf.

 

Capa do livro "Matemática é Liberdade: The Math Circle e O Círculo da Matemática do Brasil
Capa do livro "Matemática é Liberdade: The Math Circle e O Círculo da Matemática do Brasil (foto: Divulgação/Instituto TIM)

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação