literatura

Livro produzido por alunos e professores será lançado na Quinta Literária

Publicação do Cemeb reúne textos, peças de teatro e ilustrações. Lançamento acontece na quinta-feira (19), na Associação Nacional dos Escritores (ANE)

*Arthur Vieira
postado em 17/05/2022 15:19 / atualizado em 17/05/2022 15:32
Clara Rosa (direita) e Maria Zuleide Vieira (esquerda) organizaram o projeto
Clara Rosa (direita) e Maria Zuleide Vieira (esquerda) organizaram o projeto "CEMEB - Temáticas Urbanas" durante todo o ano de 2019 - (crédito: Clara Rosa/Arquivo Pessoal)

Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita no ambiente escolar, o Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb) lança na próxima quinta-feira (19), dentro da programação da Quinta Literária, o livro “Cemeb - Temáticas Urbanas”, iniciativa de professores e alunos daquela unidade. O evento tem início às 19h no Auditório Cyro dos Anjos, na sede da Associação Nacional dos Escritores, no bloco F do Setor de Edifícios Públicos Sul (SEPS 707/907).

Arte de lançamento do livro "CEMEB - Temáticas Urbanas"
Arte de lançamento do livro "CEMEB - Temáticas Urbanas" (foto: Arte Divulgação / CEMEB)

A publicação foi uma iniciativa das professoras Clara Rosa, de teatro, e Maria Zuleide Vieira, de artes visuais, que organizaram, orientaram e supervisionaram os trabalhos durante um ano, em parceria com o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). O livro foi produzido em 2019, mas devido à pandemia foi publicado somente no formato e-book, em novembro de 2020.

A obra é uma coletânea interdisciplinar e reúne 25 contos, cinco poesias, sete paráfrases e paródias, nove resenhas críticas, cinco projetos de lei, três dissertações, três relatórios, seis peças teatrais e 37 ilustrações. O prefácio é assinado pela jornalista Dad Squarisi, que se surpreendeu com a qualidade do material. "É animador ver estudantes do ensino médio e da sala de Recursos de Artes de Altas Habilidades com seus desenhos e gravuras lançando um livro com conteúdo profissional”, comemora.

Clara conta que produzir o livro foi um desafio. Ela lembra que propôs o projeto logo que começou a lecionar entrado na escola e que muitos não acreditaram que sua ideia não sairia do papel: “Muita gente desacreditou, mas conseguimos reunir uma grande equipe e fazer um trabalho muito bacana com os alunos”, diz. Ao todo, participaram da edição 98 escritores, 44 ilustradores e 10 professores orientadores, que desenvolveram o livro ao longo de todo o ano letivo, na própria sala de aula. “Foi um grande laboratório de produção textual. É uma grande realização para nós e também para os estudantes”, afirma.

Ainda emocionada com a realização do projeto, Maria Zuleide também não contém sua emoção. “É uma literatura muito rica, devido à proposta multidisciplinar que apresenta. A riqueza de conteúdo e a imaginação dos jovens são impressionantes. A característica mais relevante é a visão de mundo dos estudantes, o que abriu possibilitou a eles dar asas à criatividade". diz.

A professora integra o serviço de Atendimento com Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria de Educação do DF, e ficou responsável pela coordenação das ilustrações e do projeto artístico do livro. Ela conta que não sentiu dificuldades em trabalhar no projeto com os estudantes, principalmente pela atmosfera alegre vivida durante a produção. “Eu fico muito feliz, porque  o livro é fruto de uma entrega. Podíamos sentir a alegria dos alunos quando eles estavam trabalhando no projeto. Isso enche meu coração de felicidade”, afirma.

As professoras Clara e Maria Zuleide realizam com sucesso o primeiro livro publicado pelo CEMEB
As professoras Clara e Maria Zuleide realizam com sucesso o primeiro livro publicado pelo CEMEB (foto: Clara Rosa/Arquivo Pessoal)

Maria Zuleide destaca ainda a importância do trabalho ser uma extensão das atividades escolares. "Isso foi muito importante para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Eu agradeço, de coração, a todos que participaram. Queria encontrar a melhor palavra para descrever a atuação deles, mas a única que me vem à mente é 'incrível'!”, diz.

Este é o primeiro livro produzido pelo CEMEB, e a escola não quer parar por aí. Segundo Clara Rosa, um novo projeto pode vingar, desta vez, tendo como tema os 62 anos da instituição.

 

*Estagiário sob a supervisão de Jáder Rezende

  • Clara Rosa (direita) e Maria Zuleide Vieira (esquerda) organizaram o projeto
    Clara Rosa (direita) e Maria Zuleide Vieira (esquerda) organizaram o projeto "CEMEB - Temáticas Urbanas" durante todo o ano de 2019 Foto: Clara Rosa/Arquivo Pessoal
  • Arte de lançamento do livro
    Arte de lançamento do livro "CEMEB - Temáticas Urbanas" Foto: Arte Divulgação / CEMEB
  • As professoras Clara e Maria Zuleide realizam com sucesso o primeiro livro publicado pelo CEMEB
    As professoras Clara e Maria Zuleide realizam com sucesso o primeiro livro publicado pelo CEMEB Foto: Clara Rosa/Arquivo Pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação