AVALIAÇÃO

Escolas públicas reprovaram mais que as particulares durante a pandemia

Avaliação do MEC mostra que mais estudantes ingressam no ensino médio com defasagem de dois anos, sem noção básica de português e matemática. Taxa de evasão também está aumentando

EuEstudante
postado em 20/05/2022 18:01
Sala de aula vazia, durante o pico da pandemia de covid-19 -  (crédito: Colégio Arvense/Divulgação)
Sala de aula vazia, durante o pico da pandemia de covid-19 - (crédito: Colégio Arvense/Divulgação)

As escolas públicas de ensino fundamental do Brasil registraram aumento na reprovação de alunos entre 2020 e 2021, ao contrário das escolas particulares, que tiveram aumento na taxa de aprovação do 1º ao 5º ano, segundo avaliação inédita do Ministério da Educação que retrata o impacto da pandemia nas escolas. Pela primeira vez, o teste foi aplicado em alunos das redes pública e privada.

Mais de 3,2 milhões de alunos que participaram do teste acertaram somente 27% das questões básicas de matemática, como simples cálculos com números decimais e pouco mais da metade das questões básicas da língua portuguesa, como interpretação e perguntas que diferenciam fatos de opinião.

Os resultados foram divulgados na quinta-feira (20) fazem parte do Censo Escolar. Revelam ainda que alunos das redes pública e privada ingressam no ensino médio com pelo menos dois anos de defasagem, sem dominar as habilidades do 8º ano do ensino fundamental.

Nas escolas particulares, o indicador de reprovação aumentou de 96,5% para 99,1%, entre 2020 e 2021. O aumento no percentual de aprovados na rede privada em 2020 e 2021 foi associado à redução na taxa de abandono, voltando para o patamar de 2019. Na rede pública, a taxa de abandono dos anos iniciais passou de 0,6% para 0,9%.

No ensino fundamental da rede pública, as taxas de aprovação dos anos finais do ensino fundamental caíram em todas as escolas, sendo a rede municipal a que apresentou a maior queda, com 94,7% dos alunos aprovados (em 2020 eram 98%). A rede privada manteve-se praticamente estável, com um crescimento de apenas 0,1 ponto percentual.

Já as taxas de reprovação nos anos finais aumentaram em todas as redes, principalmente na municipal, com aumento de 2,2 pontos percentuais. Na rede pública, a taxa de abandono cresceu 0,9 ponto percentual, passando de 1,2%, em 2020, para 2,1%, em 2021, enquanto na rede privada apresentou queda de 0,6 ponto percentual, passando de 0,8% para 0,2%.

Ainda no ensino médio, todas as redes apresentaram queda no número de alunos aprovados em relação a 2020. A estadual, que abrange a maioria das matrículas nessa modalidade, teve uma queda de 4,8 pontos percentuais na taxa de aprovação e aumento na taxa de reprovação e abandono, respectivamente, de 1,6 e 3,2 pontos percentuais.

A taxa de abandono do ensino médio alcançou 5% em 2021, influenciada pelo forte aumento da rede estadual. A rede privada foi a única que não apresentou elevação na taxa de abandono.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação