FeLiB

Estudantes do Recanto das Emas se encantam com Feira do Livro Itinerante

Caravana segue agora para os centros de educação infantil do Paranoá e de Planaltina, com contações de história e debates

*Arthur Vieira
Jáder Rezender
postado em 26/05/2022 22:00 / atualizado em 26/05/2022 22:00
A escritora Iris Borges e os contadores de história Cláudia Nascimento e Cláudio Lopes, no No Jardim de Infância 603, no Recanto das Emas -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
A escritora Iris Borges e os contadores de história Cláudia Nascimento e Cláudio Lopes, no No Jardim de Infância 603, no Recanto das Emas - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Alunos do Jardim de Infância 603, do Recanto das Emas, receberem ontem a escritora Iris Borges e a dupla de contadora de histórias Duo Flor de Cacau, formada pelos artistas Cláudia Nascimento e Cláudio Lopes, integrantes do projeto Feira do Livro Itinerante, que está percorrendo escolas da rede pública do DF até  2 de junho. A feira itinerante cobrirá oito escolas da rede pública do DF, quatro de ensino infantil e quatro do fundamental. O evento precede à 36ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB).

Em clima de festa e de muita descontração e interação, a dupla Duo Flor de Cacau dramatizou as obras Filhotes de animais domésticos, Rosa Morena e Será que é história?, de Iris Borges, levando as crianças ao delírio. Ao final, os estudantes participaram de um debate com a autora, permeado por perguntas curiosas e engraçadas.

 A estudante Isabela Resende, durante a Feira do Livro Itinerante, no Jardim de Infância 603, no Recanto das Emas
A estudante Isabela Resende, durante a Feira do Livro Itinerante, no Jardim de Infância 603, no Recanto das Emas (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

A visita teve início às 10 horas, com apresentação do Duo. Os artistas interpretaram as obras por meio de canções, cada uma de forma especial, que divertia a criançada e as faziam interagir com os contos. Os livros foram previamente entregues à escola e, durante as aulas, foi proposto que as crianças fizessem uma releitura de cada obra, em forma de desenhos, que foram expostos em um mural no pátio da escola.

O estudante Samuel Caires, 5 anos, ficou encantado com a apresentação dos artistas. "Foi muito legal. Eu tenho muitos livros lá em casa, gibis mesmo, mas eu gosto de ler pelas figuras", disse.

Interação

“Foi muito enriquecedor, sobretudo os questionamentos das crianças e a interação delas com as obras. Quiseram saber de tudo, desde o processo de criação, por que escrevo sobre bichos, se tenho animais de estimação e até mesmo se eu ainda subo em árvores e fico pendurada nos galhos. Demonstraram total interação e identificação com os personagens”, diz Iris, que revela ter começado a escrever livros infantis “depois de idosa, não velha”, influenciada pelas escritoras Cora Coralina e Ruth Rocha.

A escritora de livros infantis Iris Borges fala a alunos do Jardim de Infância 603, no Recanto das Emas
A escritora de livros infantis Iris Borges fala a alunos do Jardim de Infância 603, no Recanto das Emas (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

“É emocionante participar de trabalhos como esse nas escolas, formando público, conquistando leitores. Nossa grande meta é despertar esse amor nas pessoas que não tiveram acesso ao mundo literário”, afirma Iris. Aos 71 anos, Iris é psicóloga, tem 34 títulos publicados e também sua própria editora e distribuidora de livros, a Arco-Iris, que marcará presença na FeLib, com estande próprio.

Cláudio Lopes, do Duo Flor de Cacau, também destacou a interatividade com os alunos. “Foi uma experiência muito rica, diferente, que aproxima e estimula o debate. Ficará para sempre, em nossos corações e mentes, os olhares curiosos das crianças, a atenção que elas nos dispensou”, disse. “Foi comovente sentir o acolhimento de toda a equipe da escola, ver o interesse dos alunos pelos livros”, completa a parceira de Lopes, Cláudia Nascimento.

Expectativas

Para a diretora da unidade de ensino, Aline Lorrany, o evento superou todas as expectativas. “Muitas vezes as crianças só têm acesso à leitura de qualidade na escola. É algo que conseguimos oferecer a elas neste espaço. Fico muito feliz em poder proporcionar este encontro, pois é um momento único”, disse.

A escritora Iris Borges e os artistas Cláudia Nascimento e Cláudio Lopes, com alunos do Jardim de Infância 603, do Recanto das Emas, durante a Feira do Livro Itinerante
A escritora Iris Borges e os artistas Cláudia Nascimento e Cláudio Lopes, com alunos do Jardim de Infância 603, do Recanto das Emas, durante a Feira do Livro Itinerante (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

A escola foi indicada pela regional de ensino por seu histórico de incentivo à leitura ainda no processo de alfabetização. Lá é desenvolvido, há sete anos, o projeto literário “Um Jardim de histórias”, no qual as crianças compartilham livros entre si, levam para casa e leem com a família, estimulando, assim, o gosto pelos livros. “Mesmo que elas não saiam lendo por serem ainda muito pequenas, elas aprendem por meio das figuras e aprendem a manusear e cuidar dos livros, elas saem com o incentivo de ler”, disse.

As próximas escolas que receberão a caravana itinerante serão Centro de Educação Infantil 01, no Paranoá, nesta sexta-feira (27), e Centro de Educação Infantil 01, em Planaltina, em 2 de junho.

Depois da FeLiB Itinerante, os estudantes terão a oportunidade de visitar a Feira do Livro de Brasília, que ocorre de 17 a 26 de junho, no Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios. De acordo com a Secretaria de Educação do GDF, erão disponibilizados 14 ônibus para as regionais de ensino levarem mais de mil alunos para visitarem a feira, nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira. A grande novidade é que os estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participarão desta edição, com visitas nas terças e quintas, no período noturno, como parte da ação “Escola mais leitora”.

 

*Estagiário sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação