JUBILEU DE PLATINA

Alunos de escola de Minas Gerais recebem carta da rainha da Inglaterra

Elisabeth II agradeceu parabenização pelos 70 anos de reinado. Assunto repercutiu nas ruas de João Pinheiro, no Noroeste do estado

*Arthur Vieira
postado em 31/05/2022 16:15 / atualizado em 31/05/2022 16:28
 (crédito: Marlon Melgaço/Arquivo Pessoal)
(crédito: Marlon Melgaço/Arquivo Pessoal)

O Colégio Darcília Coimbra, em João Pinheiro, na região noroeste de Minas Gerais, recebeu uma carta mais do que especial, assinada por ninguém menos que a rainha da Inglaterra, Elizabeth II. A correspondência foi uma resposta da monarca a uma correspondência enviada pelos alunos do primeiro ano do ensino médio em março deste ano, parabenizando a monarca por seus 70 anos de reinado e desejando a ela plena recuperação da covid-19, contraída naquele período.

A carta à rainha foi enviada em março deste ano, com produção e tradução coordenadas pelo professor Márlon Marques Melgaço, que não esconde sua admiração pela história de vida de Elizabeth II. A resposta chegou no fim de maio, e as crianças esbanjaram euforia.

O assunto se tornou um dos mais comentado pelas ruas e praças de João Pinheiro. O conteúdo da correspondência real agradece as felicitações e o desejo de restabelecimento da monarca, feito por 30 estudantes.

A carta, em papel-cartão, acompanhada de uma foto de Elizabeth II e lacrada com o selo real, chegou ao endereço da escola no dia 23 de maio e foi assinada por Mary Morrison, dama de companhia de sua graciosa majestade.

Carta assinada pela Rainha Elizabeth II agradecendo aos alunos do colégio pela mensagem
Carta assinada pela Rainha Elizabeth II agradecendo aos alunos do colégio pela mensagem (foto: Marlon Melgaço/Arquivo Pessoal)

O professor de filosofia Marlon Melgaço, 29 anos, que leciona no colégio há um ano, contou que a ideia de encaminhar a carta foi proposta durante os estudos de conceitos básicos de sistemas de governo.

"Estudávamos a monarquia britânica, o parlamento e o sistema presidencialista. Vários alunos assistiram a uma série de tv sobre os bastidores do reinado de Elizabeth II e estavam muito empolgados. Então, passou a ser multidisciplinar, envolvendo os conteúdos didáticos de português e língua inglesa", conta. "Propus a eles, então, que escrevessem uma carta para a rainha. Eles não acreditaram no início, mas aceitaram, mesmo imaginando que não haveria retorno."

O mais interessante, segundo ele, é que a resposta foi endereçada aos alunos: "Tiveram esse cuidado, e pensar que usaram dinheiro público para responder a um grupo fora da comunidade Commonwealth (associação da qual fazem parte o Reino Unido e a maioria de suas ex-colônias que mantêm laços de cooperação)."

De acordo com Melgaço, houve grande repercussão na cidade, "afinal, rainhas não são muitas mais pelo mundo e uma resposta da realeza causou uma espécie de furor entre toda a comunidade escolar e familiares."

A carta:

"A rainha deseja que eu escreva e agradeça a carta que vocês enviaram para Sua Majestade por ocasião de seu Jubileu de Platina.
A rainha ficou feliz em ouvir vocês e, embora não possa respondê-los pessoalmente, Sua Majestade apreciou muito as coisas boas que vocês disseram.
Devo agradecer novamente pela mensagem de bons votos para a rainha neste ano de seu Jubileu de Platina" - Mary Morrison - Dama de companhia.


*Estagiário sob a supervisão de Jáder Rezende

*Com Estado de Minas

 


  • Vacinada com três doses, Elizabeth II apresenta sintomas leves
    Vacinada com três doses, Elizabeth II apresenta sintomas leves Foto: Oli SCARFF / POOL / AFP
  • Carta enviada em nome da Rainha Elizabeth II aos alunos do Colégio Darcília Coimbra, em João Pinheiro (MG)
    Carta enviada em nome da Rainha Elizabeth II aos alunos do Colégio Darcília Coimbra, em João Pinheiro (MG) Foto: Arquivo CDC/Colégio Darcília Coimbra
  • Carta assinada pela Rainha Elizabeth II agradecendo aos alunos do colégio pela mensagem
    Carta assinada pela Rainha Elizabeth II agradecendo aos alunos do colégio pela mensagem Foto: Marlon Melgaço/Arquivo Pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação