O Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) convoca para esta quarta-feira (1º) outra assembleia geral, desta vez com paralisação. A reunião está marcada para às 9h30 no estacionamento da Funarte. A categoria tenta, desde o início do ano letivo, um acordo com o Governo do Distrito Federal, em busca de reajuste salarial, concurso público e melhores condições de ensino.
De acordo com o Sinpro-DF, a pauta tem como objetivo a definição dos rumos da luta da categoria por reposição salarial e atendimento às pautas pedagógicas. “O cenário imposto ao magistério público do DF é de sete anos de congelamento salarial, salas de aula superlotadas, carência de monitores e falta de professores nas escolas”, diz a entidade. Na assembleia também será abordada a questão da defesa da gestão democrática.
Ainda segundo o sindicato, o GDF não tem colaborado para as negociações, incluindo o pagamento da última parcela do reajuste salarial, de 2013, e em débito desde setembro de 2015, além do reajuste no auxílio alimentação.
O objetivo da categoria do magistério público é alcançar a Meta 17 do Plano Distrital de Educação, que equipara o vencimento básico de professores e professoras à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do DF com nível superior.