Bullying

Estupenda Trupe realiza live gratuita sobre violência nas escolas

Evento acontece nesta quinta-feira (23) e contará com a presença da psicóloga Maíra Costa, mestre em ciência do comportamento

EuEstudante
postado em 23/06/2022 14:45
 (crédito: Estupenda Trupe/Divulgação)
(crédito: Estupenda Trupe/Divulgação)

O grupo de teatro brasiliense Estupenda Trupe retorna ao tema do bullying, em live que será realizada nesta quinta-feira (23), às 20h, no Youtube. O evento, gratuito, contará com a presença da psicóloga especialista em psicoterapia analítico-comportamental e mestre em ciência do comportamento, Maíra Matos Costa.

Em um bate-papo descontraído, a trupe falará sobre o seu processo criativo e vivências do bullying, com estudantes e da própria formação do grupo, que sempre prezou por temas de crivo e ensino social. A psicóloga, ao mesmo tempo, irá provocar a equipe com perguntas e vice-versa.

“Na live, iremos discutir este importante tema que abordamos no espetáculo Nó Na Garganta: o bullying, que atinge, principalmente, pré-adolescentes e adolescentes dentro da escola. Junto com a psicóloga Maíra, que é referência na temática, tentaremos por meio de questionamentos que também são nossos, saber como superar, entender e aceitar esse bullying de modo que ele não nos afete lá na frente”, pontua o ator e arte-educador, Carlos Valença.

Com 17 anos de estrada, a Estupenda Trupe é reconhecida por levar arte para escolas, teatros e Unidades de Internação (adolescentes em conflito com a lei) do Distrito Federal e do Brasil, de modo a promover a democratização, igualdade e educação por meio da arte. A cia de teatro consagrou-se pelo seu trabalho de arte-educação e integração. O grupo, hoje formado pelos artistas e arte-educadores Tiago Venusto – diretor da Cia. – Alana Ferrigno, Beta Rangel e Carlos Valença, conta com dezenas de iniciativas e espetáculos no currículo como a premiada Nó Na Garanta, que trata de bullying e conflitos, de modo a promover a reflexão.


O projeto de Manutenção da Estupenda prevê ainda muitas atividades em 2022/2023, como a exibição on-line do espetáculo A Cantora Careca, clássico do francês Eugene Ionesco, adaptado pela Trupe. Oficinas, troca de saberes com outras companhias locais são ações que contemplam a ação do grupo neste ano. O projeto de Manutenção da Estupenda Trupe/2022 conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

História

A história da Estupenda Trupe teve início em 2005, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. De lá para cá, Tiago Venusto, Alana Ferrigno, Beta Rangel e Carlos Valença ajudaram e ajudam adolescentes, crianças e adultos em conflito com a lei a buscarem nova vida, conscientização e a ressocialização proporcionada pela arte.

“A Estupenda sempre acreditou que todo ser humano e capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte. Este é o nosso principal lema”, destaca o diretor Tiago Venusto.

Tendo como método o teatro do oprimido, de Augusto Boal (1931-2009), a cia busca, por meio de oficinas realizadas em escolas e localidades periféricas menos urbanizadas, criar pontes de diálogo e rediscutir a relação opressor-oprimido.

“A Estupenda crê na diversidade e na integração social por meio da arte e educação.E na manutenção da Estupenda este ano não será diferente. Faremos uma série de ações gratuitas que visam democratizar o acesso à arte”, pontua o ator Carlos Valença.

A programação será sempre anunciada no Instagram da Trupe: @estupendatrupe e no YouTube:https://www.estupenda.net/.

Maíra, perita no tema, está lançando o seu primeiro gibi-educativo e gratuito. O Ubuntu Gibi, que visa educar nas escolas de forma artística e leve. Confira:
https://www.instagram.com/ubuntu_gibi/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D.


Serviço: Estupenda Trupe realiza live sobre bullyng com a psicóloga Maíra Matos Costa

Datas: 23 de junho, quinta-feira

Horário: 20h
Local:canal da Estupenda Trupe no YouTube:https://youtube.com/c/EstupendaTrupe.

Gratuito

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação