Contaminação

Estudantes encontram barata na merenda escolar em Sobradinho

Caso ocorreu em colégio cívico-militar de Sobradinho. Direção se recusou a receber nova remessa de pães do fornecedor

*Mila Gomes
postado em 24/06/2022 18:42 / atualizado em 24/06/2022 19:22
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Estudantes do Centro de Educação Básica 03 (CED 03) de Sobradinho, gerido no modelo cívico-militar, encontraram uma barata dentro de um pão servido na merenda escolar, na manhã desta quinta-feira (23). Depois do episódio, a merenda foi foi improvisada para os alunos do turno da manhã e também da tarde. Ao inés de sanduíche, eles se alimentaram com macarrão com molho de frango. O diretor da escola, Geraldo Calado, classificou a ocorrência como "caso isolado". 

Segundo relatos de estudantes, confirmados pelo diretor, o inseto estava dentro do pão, incrustado no miolo, e não chegou a ser ingerido pela estudante que recebeu o alimento contaminado na hora do recreio. Depois do ocorrido, nutricionistas compareceram à escola para promover uma vistoria, verificando as condições de higiene da cantina e o preparo da merenda.

“Quando tomamos conhecimento do fato, adotamos todos os procedimentos cabíveis. Pode ter sido um caso isolado”, disse Calado. “As cozinhas da escola são limpas diariamente e checadas semanalmente pela vigilância sanitária”, completou.

Ele observou que os pães fornecidos às instituições públicas de ensino básico são de responsabilidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal. E reforçou que a fiscalização dos lanches é feita rigorosamente, "mas pelo volume recebido diariamente, a vistoria detalhada não é viável".

Ainda de acordo com o diretor, a empresa que fornece os pães tentou abastecer a escola novamente nesta sexta-feira (24) e recolheu o que restou do dia anterior. “A escola não recebeu os pães nesta sexta. Além disso, devolvemos todo o lote de quinta-feira”, disse. O educador revelou alimentar esperança de que haja alteração no contrato com a empresa, para que o erro não volte a se repetir.

Os responsáveis pela aluna que encontrou a barata dentro do pão não se posicionaram sobre o ocorrido e nem entraram em contato com a escola. Calado informou, ainda, que o fato foi comunicado em um grupo de aplicativo de mensagens da escola, mas não houve registro de reclamação de pais ou responsáveis. A Secretaria de Educação do Distrito Federal não se posicionou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.

 

*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação