Educação Inclusiva

Centro Interescolar de Línguas abre inscrições para alunos surdos

Inscrições vão até a próxima quarta-feira (6). Matrículas serão realizadas em 26 de julho

Eu Estudante
postado em 29/06/2022 16:59
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília abriu, nesta quarta-feira (29), inscrições para o curso de inglês para surdos. Os interessados devem ir até o CIL 01, localizado na 907/908 Sul, módulo 25/26 da Asa Sul, na escola Centro de Ensino Médio Elefante Branco. Serão disponibilizadas, no total, 14 vagas. As matrículas serão realizadas em 26 de julho e as aulas terão início em 8 de agosto, todas as sextas, das 7h30 às 10h45, com auxílio de um intérprete de libras.

A iniciativa faz parte do projeto ensino de língua estrangeira para alunos com deficiência auditiva, que tem o intuito de promover o acompanhamento pedagógico do aluno com deficiência e oferecer atendimento especializado complementar ou suplementar, segundo a necessidade do estudante. O projeto também busca viabilizar a inclusão e participação desses alunos com ênfase na leitura e escrita da língua inglesa. Segundo Isabel Maia, vice-diretora do CIL 01, 49 anos, o projeto alcançou mais de 100 alunos desde 2002, quando foi criado.

Além do CIL 01 de Brasília, os demais centros interescolares de línguas também estão com inscrições abertas para alunos da rede pública do DF que estejam cursando a partir do 6º ano do ensino fundamental, ensino médio e 2º e 3º segmentos do EJA. O prazo vai até 5/7 e as inscrições devem ser feitas no site da Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF). Para os selecionados na primeira etapa, o resultado será divulgado em 18/7, no site da SEE-DF e também nas redes sociais das unidades do CIL. A matrícula deverá ser feita pessoalmente no local de estudo em que o aluno foi contemplado, entre os dias 20 e 25/7. A divulgação da segunda chamada ocorre no dia 28/7, e as matrículas para esses candidatos deverão ser feitas entre 29/7 e 1º/8.

De acordo com a SEE-DF, as vagas são voltadas a alunos cursando a partir do sexto ano do ensino fundamental, ensino médio e segundo e terceiro segmentos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação