NO PÓDIO

Brasil conquista recorde de medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

A competição ocorreu este mês em Oslo, Noruega. A delegação retorna ao país com cinco medalhas conquistadas

Eu Estudante
postado em 22/07/2022 14:47 / atualizado em 22/07/2022 16:16
Delegação do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática 2022. Entre os seis jovens, dois são medalhistas de ouro -  (crédito: Divulgação)
Delegação do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática 2022. Entre os seis jovens, dois são medalhistas de ouro - (crédito: Divulgação)

Um grupo de estudantes brasileiros entra para a história ao conquistar, pela primeira vez, duas medalhas de ouro em uma mesma edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). A delegação do Brasil ainda trouxe para casa uma de prata e duas de bronze, além de uma menção honrosa. Esse recorde histórico ocorreu na 63ª edição da IMO, realizada em Oslo, na Noruega, e são reflexo de muito treinamento, dedicação e investimento.

A equipe vencedora retornou para o Brasil com cinco medalhas. O mineiro Marcelo Lage, 18 anos, e o paulista Olavo Longo, 18, conquistaram o ouro; o carioca Rodrigo Porto, 18, levou a prata; as duas de bronze ficaram com o goiano Eduardo Henrique do Nascimento, 17, e o paulista Gabriel Torkomian, 18. Já a menção honrosa foi do cearense João Pedro Costa, 18.

Nesta edição, a IMO contou com a participação de 589 estudantes de 104 países. A equipe brasileira encerrou a competição em 19º lugar no ranking geral, à frente de países como França, Espanha e Áustria.

A delegação que representou o Brasil na competição foi selecionada entre os melhores estudantes de exatas do país, vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). E, antes de partirem para a Noruega, os alunos receberam um treinamento intensivo oferecido pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e pela Giant Steps, maior gestora quantitativa da América Latina.

Os estudantes tiveram aulas específicas para competições internacionais com professores especializados em problemas de olimpíadas, além de mentorias e trocas de boas práticas com competidores de outras edições.

O treinamento também contou com uma visita ao escritório da Giant Steps, que tem em sua equipe diversos campeões de olimpíadas matemáticas, físicos, PhDs e gestores experientes de mercado. A empresa é parceira oficial da AOBM e acredita na importância de se investir nas competições matemáticas para o estímulo à educação, desenvolvimento e retenção de talentos no país.

Participaram ainda da preparação estudantes que vão representar o país nas próximas competições internacionais desde ano e têm grandes chances de elevar a contagem de medalhas para o Brasil em olimpíadas matemáticas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação