Representatividade

Projeto visa representatividade de mulheres negras nas escola públicas

Projeto Elas Na Escola promove formação com o tema mulheres negras incríveis que contribuem para a sociedade brasileira.

Eu Estudante
postado em 05/08/2022 18:15
 (crédito: Juliana Barros)
(crédito: Juliana Barros)

O projeto Elas na Escola, que promove formação com o tema mulheres negras que contribuem para a sociedade brasileira, vai selecionar 50 meninas negras que cursam a 8° e 9° séries de escolas públicas do Distrito Federal. As inscrições podem ser realizadas até 15 de agosto. Os encontros ocorrerão nos dias 3, 10 e 17 de setembro.

Interessadas devem preencher o formulário com a ajuda de um adulto responsável e, ao final do questionário, haverá a seguinte pergunta: "Como você se vê daqui a 10 anos?". A resposta deve ser enviada por meio de um texto ou vídeo de até um minuto. Além disso, o responsável participará da primeira reunião do projeto.

Os resultados do processo serão divulgados, em 22 de agosto, juntamente com o local do evento, que pode ocorrer em Ceilândia ou Samambaia. Os encontros serão realizados das 14h às 18h. Para facilitar a presença e locomoção, as jovens receberão ajuda financeira para custear o transporte além de oferecer um lanche da tarde.

A ideia inicial partiu das co-fundadoras Karin Vervuurt e Letícia Medeiros, apoiadas pelo edital Meninas Que Vão Além, do conselho britânico. O projeto continua buscando auxílio e apoio para expandir esse olhar inspirador às estudantes, nas redes públicas de ensino. O intuito é conectar essas meninas com mulheres negras professoras, escritoras, políticas e de outras profissões para que elas sejam capazes de enxergar novas oportunidades para o futuro.

As palestras abordam a importância da saúde mental, futuro profissional e a construção de apoio entre figuras femininas negras. Segundo a coordenadora do projeto e professora, Thânisia Cruz, “quando falamos de mulheres negras na política e no poder abrimos espaços para a representatividade. A partir daí, elas ganham forças para alcançar lugares de liderança”.

Desde 2018, a Organização não governamental Elas no Poder trabalha para ampliar a participação das mulheres na política e fortalecer sua atuação nos espaços de poder. A organização busca conscientizá-las a partir da apresentação de conteúdos, treinamentos e estudos para aumentar a competitividade de candidaturas femininas. Além disso, também atua politicamente na defesa dos direitos das mulheres em diversas instâncias políticas.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação