Prodígio

Brasileiro de 13 anos descobre 2 asteroides e é certificado pela Nasa

Assim que localizou os objetos, estudante enviou relatório para a agência descrevendo o tamanho, localização e velocidade

Eu Estudante
postado em 16/08/2022 20:02 / atualizado em 17/08/2022 16:45
 (crédito: Arquivo pessoal )
(crédito: Arquivo pessoal )

O estudante pernambucano Raul Aires, 13 anos, foi certificado pela Nasa, por descobrir dois pequenos planetas no sistema solar. Aluno de uma escola pública em Carpina, Raul se inscreveu em 2021 no programa da Agência Espacial dos Estados Unidos para "caçar asteroides".

Desenvolvido pelo Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica, o programa recruta voluntários em diferentes partes do mundo. Assim que localizou os asteroides, Raul enviou um relatório para a Nasa descrevendo o tamanho, localização e velocidade dos objetos. Antes de garantir a certificação, especialistas da Nasa fazem uma análise minuciosa do relato.

Raul conta que sempre teve interesse na astronomia e em pesquisas no ramo e que a descoberta se deu  em Carpina, sua terra natal. Segundo ele, por meio de um computador foi possível ter acesso a imagens de satélite de um megatelescópio da própria Nasa, localizado no Havaí, a 14 mil quilômetros de distância. Os asteroides identificados por Raul estão localizados entre Marte e Júpiter.

Um programa da Nasa incentiva esse monitoramento e dele já participaram mais de 13 mil pessoas. Cerca de 1.800 asteroides que cruzam o espaço foram já foram encontrados por brasileiros até hoje.

Raul descreve a emoção de descobrir algo inédito. “Fiquei muito feliz no dia e mostrei aos meus pais. E eu contribuí bastante com a ciência”, conta o adolescente.

Premiação

Nicole Oliveira, 9 anos
Nicole Oliveira, 9 anos (foto: Arquivo pessoal)

A pequena Nicole Oliveira, de apenas 9 anos, também se notabilizou por descobrir corpos celestes. A menina entrou para a lista das 100 crianças prodígios do mundo e é a única brasileira a integrar o grupo. Nicolinha, como é conhecida em seu canal no YouTube e nas redes sociais, detectou 35 asteroides e foi convocada a receber o prêmio Global Child Prodigy Awards 2022.

A artesã Zilma Janacá, mãe de Nicole, conta que o interesse da filha pela astronomia foi despertado ainda cedo. “Ela sempre se interessou pelo universo. Desde pequena ficava observando as estrelas e a lua”, relata Zilma. “Aos dois anos, já deitava no chão da varanda todas as noites de céu limpo. Só conseguimos entender o amor dela pela Astronomia quando, aos 4 anos, ela pediu um telescópio de presente”, detalha a mãe.

A cerimônia de premiação acontece no próximo sábado (20), em Dubai. A organização, reconhecendo as contribuições da Nicole, abriu mais uma categoria para homenageá-la. A descoberta só foi possível por meio do projeto Caça-Asteroides, realizado pelo programa International Astronomical Search Collaboration, em parceria com a Nasa.

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação