LITERATURA

Estudante cria projeto para despertar interesse pela escrita e leitura

Grabriela Bazzo, que publicou seu primeiro livro aos 6 anos, implantou a ideia Escola Classe 18 de Taguatiga, com uma turma de alunos do ensino fundamental

Jáder Rezende
postado em 17/08/2022 20:59 / atualizado em 17/08/2022 21:11
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Decidida a despertar em crianças e adolescentes o gosto pela escrita e a leitura, a estudante brasiliense Gabriela Vilaça Ferrer Bazzo, 17 anos, lançou o projeto Descobrindo o Escritor Dentro de Você, iniciado neste mês na Escola Classe 18 de Taguatiga, com uma turma de alunos do ensino fundamental. Na próxima sexta-feira (19), ela retorna à mesma unidade de ensino, desta vez para promover uma oficina de escrita criativa, cujo resultado servirá de munição para uma publicação coletiva.

A relação de Gabriela com o universo literário vem desde criança. Aos 6 anos, ela emplacou sua primeira publicação, Sabe o que aconteceu? Aventura de Gabriela e Vovô Kaco, lançado em 2012 na 1ª Bienal do Livro de Brasília. Agora, ela se dedica ao romance Beyond the mountains (Além das montanhas), escrito em inglês e com pretensão de lançamento em outros países. Além disso, será agraciada no próximo dia 30, na Academia Internacional de Cultura (AIC), com o prêmio Jovem Talento.

Gabriela conta que em 2021, quando cursava o segundo ano do ensino médio, foi convidada a representar sua escola e receber o premio Xconnect Jovens Promissores e o certificado de láurea escolar chancelado pela Academia Brasileira de Ciência, Arte, Cultura e Literatura e pelo Colegio Galois, em honra ao mérito pelos resultados de excelência e destaque obtidos nas atividades escolares. “Participo também do projeto Athenas, no Colégio Galois, no qual sou professora de matemática para alunos do nono ano de uma escola pública do DF”, diz.

A estudante e escritora Gabriela Bazzo, com alunos da Escola Classe 18 de Taguatinga, na estreia do projeto Descobrindo o Escritor Dentro de Você
A estudante e escritora Gabriela Bazzo, com alunos da Escola Classe 18 de Taguatinga, na estreia do projeto Descobrindo o Escritor Dentro de Você (foto: Arquivo pessoal)

Sobre o projeto Despertando o Escritor Dentro de Você, Gabriela revela que teve a ideia ao observar a desvalorização da escrita e da leitura por muitos jovens. “Como estudante brasileira do ensino médio, sou testemunha disso. Desde criança escuto meus amigos conversarem, mas são poucos os que dizem que estão lendo um livro, salvo se for matéria de prova. Poucos também são os que gostam de redação, só o fazem para obter pontos na matéria”, diz.

Segundo ela, é possível contar nos dedos quantos jovens escrevem por puro prazer. “Isso se torna um grande problema", afirma, apontando estudo publicado em 2016, no The Journal of Learning Disabilities, mostrando que a linguagem escrita pode favorecer a capacidade de controlar pensamentos, ações e emoções, e pode ativar as áreas responsáveis pelo raciocínio, linguagem e memória, fatores essenciais para a aprendizagem.

A estudante conta, ainda, que a origem do primeiro livro escrito por ela, aos seis anos, ocorreu quando, ao voltar para casa com o avô Ricardo Antônio, 78, contou, entusiasmada e em detalhes para a avó, Lêda Maria, 74, a experiência que teve com o avô naquele dia. “Imediatamente os dois me levaram ao computador, e eu, como ainda não sabia escrever, ditei toda a história enquanto eles escreviam. Algum tempo depois, meu livro foi editado. A partir desse momento, meu interesse pela escrita aumentou muito, e por isso, eu sinto, nos dias de hoje, prazer em escrever, gosto pela redação na escola, e continuo a escrever histórias no meu tempo livre, como o livro Sabe o que aconteceu? 2, que fará parte deste projeto Descobrindo o Escritor Dentro de Você."

Ela relata que o objetivo desse projeto é incentivar crianças com atividades específicas para sentirem, desde cedo, prazer em ler, escrever, interpretar e compor por meio de atividades como ouvir, contar, criar e dramatizar histórias, a fim de que, ao longo dos anos, esse sentimento aumente cada vez mais, assim como aconteceu com ela. “Estou muito motivada. Aprendi e quero ensinar que toda história pode ser contada como a gente quer”, diz.

Gabriela adianta que o projeto será finalizado com uma tarde de lançamentos com data ainda a ser decidida, de acordo com as possibilidades da escola participante. “Nesse dia, os alunos poderão autografar seus livros como verdadeiros escritores que são e contarão com a presença de familiares e demais convidados. Tudo isso tudo com a finalidade de demonstrar ainda mais a importância do projeto para a vida deles”, afirma.

Escolas interessadas em incluir o projeto de Gabriela em suas atividades podem entrar em contato com a estudante por meio da conta no Instagram @gabibazzo.

 

 

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