Dia D

Prova do Encceja 2022 será aplicada, domingo (28), em todo o Brasil

Portões serão abertos às 8h e fechado às 8h45 para as provas da manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas à tarde, sempre no horário de Brasília

Correio Braziliense
postado em 24/08/2022 18:20 / atualizado em 21/08/2023 14:46
Reprodução -  (crédito: Inep)
Reprodução - (crédito: Inep)
int(15)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado neste domingo (28). A prova ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios indicados no site do gov.br. Os portões das instituições serão abertos às 8h e fechado às 8h45 para as provas pela manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas à tarde, seguindo o horário de Brasília-DF. O local das provas será informado no cartão de confirmação da inscrição

As matérias abordadas nas provas são: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes educação física e redação.

Os portões das instituições serão abertos às 8h e fechado às 8h45, para as provas pela manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15
Os portões das instituições serão abertos às 8h e fechado às 8h45, para as provas pela manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 (foto: Edital Encceja 2022)

Nas avaliações destinadas aos estudantes com mais de 18 anos, as matérias abordadas são: ciências da natureza e suas tecnologias, matemáticas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

No dia da prova os estudantes não devem esquecer de levar documento de identificação válido com foto, como carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação, além de mascara de proteção, como forma de prevenção à covid-19, caneta esferográfica de tina preta e em material transparente. Além disso, é aconselhável que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição, pois ele apresenta dados que podem facilitar a situação do estudante no dia da prova.

O gabarito das provas será divulgado na página do Inep, até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do exame. O participante poderá ter acesso aos resultados individuais em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e da senha, no endereço.

Para que o candidato seja classificado, ele precisa atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obter nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação, em uma mesma edição do exame.

O programa Encceja ainda possibilita o acesso ao ensino superior e aos programas federais de bolsas e financiamento estudantil, como, o Sistema de Seleção Única (Sisu), seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais; Programa Universidade Para Todos (Prouni), que viabiliza a entrada de estudantes em faculdades, centro universitários ou universidades privadas, com oferta de bolsas de estudo de 50% e 100%; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que seleciona estudantes para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.

O professor e co-fundador da plataforma Super-supletivo, Fábio Lino, com mais de 10 anos de experiência na área de ciências humanas, destaca a importância do Encceja na vida dos estudantes, inclusive, em seu ambiente familiar.

Sua mãe, Helena Lino, que fiou mais de 40 anos longe das salas de aula, com o auxílio dele e de sua falecida esposa Camila de Ávila, professora de matemática, conquistou o diploma do Encceja. O exame foi realizado em 2018 e, para ela, foi um grande desafio, uma vez que ela havia abandonado a escola em 1977, na 4ª série, em razão da pobreza, além da ausência de instituições de ensino perto de sua casa.

Helena conseguiu vencer o desafio sempre estudando quando havia tempo livre, geralmente ao término do horário de trabalho. “Além da nossa ajuda, minha mãe estudava on-line. O mérito é integralmente dela, por ter acreditado no seu potencial e não ter desistido. A força de vontade que ela tinha era de inspirar qualquer um”, afirma o professor sobre a conquista da mãe.

Para o paranaense, o Encceja possibilita a inserção de pessoas privadas do estudo no mercado de trabalho. “Com toda certeza o Encceja é um divisor de águas na vida do estudante. O programa concede, novamente, a oportunidade de se desenvolver e finalizar uma etapa da vida que não foi concluída. além disso, devolve a capacidade de sonhar”, afirma.

A estudante Amanda de Sousa Araujo, 20, planeja fazer o Encceja 2022, enfrentando longas jornadas de estudo, com a ajuda de colegas. “Estou estudando por meio de vídeos, apostilas e também refaço provas dos anos anteriores em aplicativos gratuitos”, afirma Amanda.

Para ajudar os alunos a terem um bom desenvolvimento nas avaliações, um dia antes da prova (27), o professor Lino vai oferecer, gratuitamente, pelo canal do you tube da plataforma super_supletivo, um dia inteiro de aulão da véspera Encceja 2022. Além de aulas gratuitas, a plataforma on-line também oferece atendimento personalizado a baixo custo. “Nosso objetivo é fazer com que os estudantes concluam essa etapa da vida e conquistem a alta performance” diz ele.


  • Os portões das instituições serão abertos às 8h e fechado às 8h45, para as provas pela manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15
    Os portões das instituições serão abertos às 8h e fechado às 8h45, para as provas pela manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 Foto: Edital Encceja 2022
  • Professor Fábio Lino com sua mãe Helena Lino
    Professor Fábio Lino com sua mãe Helena Lino Foto: Arquivo pessoal
  • Co-fundador do Super_supletivo com a turma de aprovados do Encceja
    Co-fundador do Super_supletivo com a turma de aprovados do Encceja Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação